in

Boas práticas ao criar um blog

Conheça algumas práticas indispensáveis ao criar um blog

Criar um blog não é uma tarefa difícil e já falei sobre isso aqui no blog. No entanto, há alguns aspectos que você precisa levar em consideração quando você vai criar o blog para o seu negócio online. São princípios que você precisa colocar em prática antes de colocar a mão na massa e criar o seu blog.

1. Preocupe-se com a aparência de seu blog

Projeto Kriolu business

A aparência de seu blog é um aspecto de suma importância. Eu quero que você aprenda a criar um blog profissional, um blog de sucesso e para isso você precisa se preocupar com a aparência de seu blog.

A aparência do blog é a primeira impressão que o visitante de seu blog tem, então, ela deve ser agradável que provoque elogios dos visitantes. Essa aparência está diretamente relacionada ao nicho em que você irá trabalhar em seu blog.

Imagine que você vai criar um blog voltado para crianças, as cores do seu blog não devem ser escuras, mas sim coloridas, da forma como é o mundo das crianças. Se você vai criar um blog sobre Advocacia, você não usaria a cor rosa, certo?

E quando falamos de aparência do blog, o seu blog não deve ficar bonito para você, mas sim para o visitante de seu blog. Não é você que vai olhar para o seu blog e dizer ‘puxa, que blog bonito‘, esse elogio deve vir dos visitantes de seu blog, porque pra você pode até ser que o blog esteja de acordo com o seu gosto, mas se o visitante achar isso horroroso não trará nenhuma vantagem para você.

A aparência de seu blog deve ser uma aparência que agrada as pessoas que visitam o seu blog.

2. Atualização regular do blog

blogar

O usuário de seu blog precisa de conteúdo novo, isso já é o motivo por que você deve atualizar seu blog regularmente. Se a pessoa visitar o seu blog hoje e leu os artigos que você publicou ontem, daqui a uma semana ela volta novamente ao seu blog e não encontra nenhum artigo novo, e sim, o mesmo conteúdo da semana passada, mais uma semana depois ela visita novamente o blog e vê que você não fez nenhuma publicação recente, o que você acha? Ela voltará novamente a visitar o seu blog? Por que motivo?

Geralmente, o que acontece é de a pessoa não voltar nunca mais porque não há nada de novo em seu blog que lhe chame a atenção.

Então, você precisa manter seu blog sempre atualizado. A periodicidade de publicação de seus artigos vai depender de seu planejamento. Se você puder publicar todos os dias em seu blog, publique; se puder publicar duas ou três vezes por semana, publique; mas não deixe o seu blog sem nenhum atualização durante uma semana, pelo menos uma vez por semana você precisa publicar conteúdo novo em seu blog.

Quando você cria o seu blog, no início, é recomendado que você poste mais vezes, todos os dias se possível, porque o seu blog é novo, não tem artigos, você está começando do zero e você precisa ter em seu blog o máximo de conteúdo possível.

Quando você publica regularmente novo conteúdo em seu blog, você estará agradando o seu usuário e atraí-lo ao blog.

Eu vivo essa experiência no meu blog Universo Jovem Adventista, um blog criado em 2009 para ajudar com a divulgação de materiais para os líderes desse ministério, já conta com mais de 500 artigos publicados; se em uma semana ou duas eu não publicar nenhum conteúdo novo (ás vezes não consigo publicar nada durante um mês), então percebo que as visitas diminuem.

Quando publico novos artigos, as visitas aumentam; com um blog com mais de 500 artigos já publicados, posso pensar que quando o usuário visitar o blog ele já tem conteúdo para muito tempo de pesquisa, mas se não há conteúdo novo, não há atração para os visitantes que buscam conteúdo novidades.

Outro motivo por que você precisa publicar em seu blog regularmente é porque o Google gosta disso. Se você deseja que o seu blog apareça na primeira página do Google (vou falar disso nos artigos onde falo sobre como atrair pessoas para o seu blog), você precisa publicar conteúdo regularmente.

Os robôs do Google varrem a Internet diariamente em busca de conteúdo novo e se o seu blog tem sempre conteúdo novo, há grandes chances de seu blog aparecer nos primeiros resultados de pesquisa dentro de seu nicho.

3. Criar conteúdo de qualidade

blog-de-nicho

O conteúdo é a alma de seu blog. As pessoas entram em seu blog para ler conteúdos que você publica. Não importa se é vídeo, imagem, texto, as pessoas entram no blog procurando conteúdo para ler e que lhe satisfaça alguma necessidade, e esse conteúdo precisa ser de qualidade porque você está concorrendo com outros blogs do mesmo nicho que o seu e o seu conteúdo precisa ser agradável ao seu público, que demonstre que você sabe do assunto e poder se destacar e tornar uma autoridade.

Como exemplo, se você vai escrever um artigo ensinando ao usuário como fazer algo, você precisa ensinar tudo relacionado a isso, com detalhes, com passo a passo para que quando a pessoa ler o seu artigo, ela não precisa pesquisar sobre o mesmo assunto em outro blog por seu artigo não ter sido suficiente para o ajudar a entender o que precisava saber.

Por isso, crie bons artigos, excelentes, que atraia os visitantes de seu blog.

Se você seguir esse três passos você vai poder criar um blog profissional.

Agora, como criar um blog com uma boa aparência, como atualizar seu blog regularmente e como criar conteúdo de qualidade você vai aprender também nos próximos artigos disponibilizados aqui no blog. Siga a tag blog de nicho.

Qual o nicho de seu blog? Deixe seu comentário.

Written by Isaías Cardoso

Kriolu Business é uma plataforma de Ensino de Marketing e Negócios Online, voltada para os Cabo-verdianos; ensinamos a Criar um Negócio Digital e Ganhar Dinheiro na Internet.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentárioss

0 comentários

Como começar um Blog em 5 passos

Bancos de imagens gratuitas para ilustrar artigos de seu blog