in

O que são blogs de nicho?

Antes de falar sobre o que são blogs de nicho, vamos entender primeiro o que é um blog.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é um blog, a diferença entre um blog e um site, portal e por aí vai. Vamos entender essa diferença antes de falarmos especificamente sobre blogs de nicho.

Um blog é um site, usa a mesma tecnologia; a diferença está em sua estrutura; um blog é mais voltado para receber atualizações constantes. A periodicidade de publicação dos artigos vai depender do planejamento do blogueiro, mas a ideia de um blog é divulgar conteúdo constante, ou seja, sempre há um conteúdo novo no blog.

Um site, por outro lado, dá a ideia de uma página estática, onde você publica informações e não tem a necessidade de atualizá-las constantemente; em certo sentido não é correto dizer isso, se pensarmos que há categorias de sites que também recebem atualizações constantes, mas que na verdade não são blogs pela sua estrutura.

Como forma de lhe fazer entender melhor isso, veja essa comparação abaixo, levando em consideração os seguintes aspectos:

blog

Objetivo:
Blog – informar e interagir com clientes e pessoas interessadas no tema do blog.

Site – informar produtos/serviços da empresa e potencializar negócios.

Estrutura:
Blog – navegação muito simples com posts ordenados por data e classificação por categorias.

Site – navegação mais rígida e formal. Possui uma Home Page (página inicial) para destacar as principais áreas do site.

Conteúdo:
Blog – mais informal e focado em um tema específico. Atualizado com grande frequência.

Site – mais formal e com fluxo de aprovação mais rígido. Atualizado com pouca frequência.

Quem gerencia:
Blog – em geral, uma ou mais pessoas especializadas no tema com total autonomia de publicação.

Site – área de marketing da empresa. Muitos são estáticos e dependem de produtos web para ter conteúdo alterado.

Interação com o público:
Blog – os comentários são a grande característica dos blogs. Os visitantes podem comentar os posts e dar opiniões, seja contra ou a favor do conteúdo.

Site – a interação com o site em geral são através de formulários de contato, e-mails ou atendimento via chat.

Divulgação:
Blog – o blog tem visitas com origem no site principal, mas muitas delas são de visitas frequentes e, muitas vezes, do Google. O Google gosta de conteúdo frequente, portanto os blogs são muito encontrados nas buscas. Muitos blogs são promovidos de forma “viral”.

Site – divulgação oficial da empresa. O site também é encontrado no Google, mas em geral tem menos apelo “viral”.

Facilidade para desenvolvimento:
Blog – é possível criar um blog em poucos minutos usando plataformas gratuitas de blogs como o WordPress e o Blogger. Veja como criar um blog no ………..

Site – mais complicado, pois envolve a participação de muitas pessoas. Em geral, é desenvolvido por agências digitais.

Nesse contexto de monetização Web, ou seja, se o seu intuíto é de criar um negócio para ganhar dinheiro na Internet, criar um blog seria mais interessante de que criar um site, pela razão de que a atualização constante do blog atrai as pessoas, porque sempre há conteúdo novo que chama a atenção das pessoas.

Já, na ideia de um site, quando uma pessoa o visita uma vez encontra o conteúdo que você publicou hoje, um ou dois dias depois ela visita o site e encontra o mesmo conteúdo, não há nada novo, isso não é interessante para a pessoa, motivo de alta taxa de rejeição do site porque não há nada novo no site que atraia o visitante.

Então, a recomendação é que você crie um blog em vez de um site para ganhar dinheiro na Internet, seja com o Google Adsense ou info-produtos, ou ainda outras formas de monetização Web.

Depois de entender o que é um blog, vamos ver o que são blogs de nicho.

Nicho é um segmento de mercado. Como exemplo de um blog de nicho, imagine um blog sobre carros, o nicho de carros, onde o blogueiro divulga artigos sobre modelos de carros, fala sobre motores, dá dicas de carros, etc. Pense também em um blog sobre Saúde, Futebol, Tecnologia, Moda, … todos esses são nichos específicos de mercado onde o conteúdo publicado é sobre um assunto específico.

nichos

A ideia de criar blogs de nicho, ao invés de um blog com conteúdo sobre conhecimentos gerais, é que com um blog de nicho você constrói autoridade neste nicho de mercado.

Como exemplo, aqui no blog eu escrevi um artigo sobre uma blogueira, Nadine Fortes, a blogueira ‘vaidosa D Mais’, onde seu blog é sobre um nicho específico, o nicho de Moda, focado em tudo o que tem a ver com moda, o que faz dela uma especialista no assunto.

Se você, por outro lado, deseja falar sobre tudo em um blog, você deixará o visitante de seu blog confuso, porque no mesmo blog você fala de carros, de moda, de tecnologia, de futebol, de passagens aéreas, etc e isso não é bom porque você não cria uma identidade para o seu blog.

Pense nisso da seguinte forma: uma loja onde vende remédios, anzóis ou até mesmo comida; você não saberá o que, especificamente, essa loja é, se é uma farmácia, uma loja de materiais para pesca ou um restaurante.

Mas quando você foca em um nicho de mercado você pode construir sua autoridade sobre aquele assunto específico. Se é blog de moda, que fale de moda e não de onde encontrar passagens aéreas baratas ou como instalar o Messenger no Android. Deu para entender a ideia?

É você focar em um assunto específico, dedicar seu tempo nisso e criar artigos, publicar vídeos, tudo relacionado ao tema de seu blog.

Vou aproveitar e deixar algumas ideias sobre a Segmentação de mercados para Empresas, para lhe ajudar a entender isso melhor nesse contexto, valendo das aulas de Marketing de meu curso de Administração, com o grande amigo e professor Fábio Bérgamo.

As empresas de hoje reconhecem (ou devem reconhecer) que não podem apelar a todos os compradores no mercado.

– mercados são HETEROGÊNEOS: diferem entre si, pessoas dentro do mercado pensam diferente, tem necessidades e desejos distintos;
– mercados são NUMEROSOS: como atingir a todos?
– mercados são ESPALHADOS: como entender as diferenças daqui para outra região?
– mercados têm PRÁTICAS DIFERENTES: uns compram de um jeito e outros compram de outro jeito;

Para chegar mais próximo dos consumidores, os marketeiros tendem a dividir os mercados em grupos menores e abordá-los com um Marketing Mix exclusivo e específico.

Segmentar mercados é trabalhar submercados. As empresas podem escolher um submercado para trabalhar, ou criar produtos diferentes para submercados diferentes;

Segmentação de Mercado envolve a divisão de um mercado em grupos menores de compradores com necessidades, características ou comportamento diferentes que podem requerer produtos ou Marketing Mix distintos” (KOTLER e ARMSTRONG).

Um nicho de mercado ou de submercados é um grupo definido mais estritamente que procura um mix de benefícios distinto. É a subdivisão de um submercado;

Um nicho atraente tem as seguintes características:
– clientes têm um conjunto de necessidades distintas;
– clientes concordam em pagar um preço mais alto para suprir suas necessidades;
– o nicho gera receita por meio de especialização;
– o nicho tem potencial de crescimento;
– o nicho atrai poucos concorrentes;

Espero que essas dicas tenham lhe ajudado a entender o que são blogs de nicho e fica a recomendação: para o seu negócio online para monetização, crie um blog de nicho.

Já escolheu o nicho de seu blog? Não esqueça de deixar o seu comentário abaixo.

Written by Isaías Cardoso

Kriolu Business é uma plataforma de Ensino de Marketing e Negócios Online, voltada para os Cabo-verdianos; ensinamos a Criar um Negócio Digital e Ganhar Dinheiro na Internet.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentárioss

0 comentários

Passo a passo para criar um blog profissional

O melhor Curso para ganhar dinheiro com o Google Adsense