in

Passo a passo para criar um blog profissional

Passos para criar um blog profissional no Wordpress.

Criar um blog profissional é muito simples. Levando em consideração que existem muitas plataformas gratuitas de criação de blogs, onde você precisa apenas fazer o registo e preencher um formulários com informações sobre o seu blog e pronto.

Para ver como é bem fácil, escrevi um artigo com os passos para criar um blog no Blogger e WordPress.com, que são duas das maiores plataformas gratuitas de criação de blogs, que despensa conhecimento sobre programação e investimento, digo $.

Quando falo de Blog profissional, a ideia é dispensar serviços gratuitos e investir em ferramentas profissionais de criação de seu blog; essas ferramentas não custam caro e vou exemplificar: você sabe quanto me custou o domínio e plano de hospedagem do Kriolu Business?

Eu paguei 182$00 (escudos cabo-verdiano) pelo domínio na Godaddy; pago 5 dólares mensais por VPS (Servidor Virtual Privado que eu mesmo administro); instalei o WordPress para Host, que é gratuito, e estou usando um template profissional.

Tudo isso me custou em torno de 700$00 na primeira mensalidade, lembrando que o registro do  domínio é anual e a hospedagem mensal. Isso não é um investimento caro e você já tem seu blog com um domínio e plano de hospedagem profissionais.

Esse artigo vai lhe mostrar o passo a passo para criar um blog profissional. Vai te ensinar como registar um domínio, contratar um plano de hospedagem, instalar o WordPress e um template no WordPress para seu blog.

Esse processo é um pouco técnico, mas farei o possível para te fazer entender isso com detalhes para não lhe restar dúvidas.

Se, por acaso, você não quer se dar ao trabalho de fazer tudo isso ou pensa que pode fazer algo errado, ofereço, também, serviço de criação de blogs e posso te ajudar neste sentido, basta acessar a página de Serviços Kriolu Business e peça um orçamento, com informações sobre o Site/blog que deseja criar.

como-criar-um-blog

O primeiro passo que você precisa dar é definir o que será seu blog; definir um nicho de seu blog: sobre o quê será seu blog? qual assunto será tratado no blog? Para que público? Ao definir isso você já terá como escolher um nome do seu blog.

Vou exemplificar com o blog Kriolu Business: eu desenvolvi esse projecto com a ideia de ensinar, especificamente aos Caboverdianos, como ganhar dinheiro online com blogs e o slogan é ‘negócios online em Cabo Verde‘.

Pegando nessas informações sobre o objetivo do blog e o slogan, criei o nome Kriolu Business; se você perceber, não há nada com o termo ‘kriolu’ na ideia e ‘business’ é a tradução em inglês da palavra ‘negócios’; o termo ‘kriolu’ o escolhi pela questão de identidade, somos (povo) ‘criolos’; dessa forma nasceu o nome desse blog.

Após você ter definido o nome de seu blog profissional e que retrate a ideia de seu negócio, você vai usar esse mesmo nome como o domínio do blog. Como no exemplo, o nome do blog é ‘Kriolu Business’ e o dominio kriolubusiness.com.

A extensão de domínios (.com, .net, .org, .info, …) não importa, mas leve apenas em consideração o seguinte: domínios .com são para sites/blogs sobre Comunicação; domínios .org são para sites/blogs organizacionais; domínios .net são para projetos voltados para Internet; domínios .edu são para sites educacionais e por aí vai.

Deu para entender a ideia? Acontece que, geralmente, quando uma empresa ou uma pessoa física regista um domínio para seu blog, costuma registar todas as extensões de domínios mais populares para que uma outra pessoa não pudesse fazer isso, porque é possível que alguém registre um domínio com o mesmo nome que de seu blog e com extensão diferente, certo?

como-registrar-um-dominio

Para registo de domínio, eu aconselho que seja no mesmo site onde você vai contratar o plano de hospedagem, pela facilidade de configuração, já que o domínio ao ser registado junto com o plano de hospedagem já estará apontando para o plano de hospedagem e você não precisa fazer nenhuma configuração manual.

Algumas empresas de hospedagem de sites, ao contratar um plano de hospedagem com determinado ciclo de pagamento já oferecem o registro de domínio gratuito por um ano.

Como no caso do Kriolu Business, eu contratei os serviços em Empresas diferentes e tive que configurar o domínio na Empresa onde o registei para apontar para o plano de hospedagem na outra Empresa. A minha intenção era conseguir comprar um domínio mais barato, já que na outra empresa estava mais caro.

Se desejar registar seu domínio e plano de hospedagem em uma única empresa, assista o vídeo abaixo; a empresa do exemplo é a Hostgator, a que recomendo.

Depois deste processo, você já terá recebido as informações técnicas de seu domínio e plano de hospedagem. O próximo passo é instalar a plataforma WordPress e um template para seu blog.

Para domínios profissionais, você precisa do pacote do WordPress para domínios, basta acessar https://br.wordpress.org/ e clicar em Baixar WordPress.

A instalação do WordPress em um domínio você vai aprender em um vídeo, por ser mais interativo e facilita a prendizagem.

Tendo instalado o WordPress em seu domínio seu Blog já está no ar. Os demais passos são instalar um Template de sua escolha e configurar seu Blog a seu gosto e necessidade.

Não vou entrar em detalhes neste processo porque vai depender do projeto, template escolhido e configurações de interesse de cada blogueiro, no entanto, de forma geral as dicas para o WordPress você pode aprender neste e-book que escrevi e disponibilizo gratuitamente: WordPress numa linguagem simples e descomplicada. Acesse o link e faça o download.

Espero ter ajudado. Você já criou o seu blog profissional? Deixe seu comentário abaixo.

Written by Isaías Cardoso

Kriolu Business é uma plataforma de Ensino de Marketing e Negócios Online, voltada para os Cabo-verdianos; ensinamos a Criar um Negócio Digital e Ganhar Dinheiro na Internet.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentárioss

0 comentários

Passos para criar um blog no blogger e WordPress.com

O que são blogs de nicho?