E-book: como conseguir 100 seguidores por dia no Instagram

E-books

E-book: como conseguir 100 seguidores por dia no Instagram

Kriolu Business
Escrito por Kriolu Business em fevereiro 4, 2023
Junte-se a mais de 1.000 pessoas aprendendo sobre marketing digital

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Instagram é uma enorme rede social, com mais de 1 bilhão de usuários ativos – uma base de usuários que continua a crescer mesmo agora, sem sinais de desaceleração.

É fácil de gerenciar, graças à sua estrutura em grande parte visual, e possui alguns dos melhores engajamentos da web.

Muitas empresas usam o Instagram para impulsionar seus produtos e serviços a uma popularidade extraordinária. Além disso, existem inúmeras ‘celebridades do Instagram’, os chamados Influencers (influenciadores) que ganham a vida apenas fazendo postagens no Instagram. Alguns deles recebem centenas de milhares de dólares por um único post.

Isso deve lhe dizer algo sobre o quanto as grandes empresas valorizam o Instagram!

Mas, apesar de tudo isso, inúmeras empresas ainda não conseguiram ganhar impulso na plataforma. Isso ocorre porque ficam presas, postando o mesmo conteúdo dia após dia e não oferecendo nenhum valor para seus seguidores.

É aí que entra esse pequeno e-book. Continue lendo e mudaremos a maneira como você vê o Instagram e a forma como sua empresa usa a plataforma para impulsionar o seu negócio.

Instagram – vendedor de Sonhos

Este e-book está dividido em duas partes. Primeiro, veremos como você pode criar um engajamento real, entendendo o que faz o Instagram funcionar. Em seguida, entraremos em detalhes – as dicas e truques que fazem qualquer conta do Instagram crescer mais rapidamente.

Vamos começar com o quadro geral e depois vamos aos detalhes. E falando em termos gerais, é isso que o Instagram tem a ver – com os negócios. É sobre vender um sonho ou uma “proposta de valor”. Por ser muito visual, o Instagram se presta a promover sentimentos em detrimento dos números – mostra pessoas que são bem-sucedidas, felizes ou muito na moda.

Por sua vez, isso cria uma reação visceral instantânea no espectador, que é socialmente motivado a querer fazer as mesmas coisas e se sentir da mesma maneira. É por isso que seguimos contas famosas e é por isso que as postagens do Instagram têm o potencial de influenciar mais do que qualquer coisa que você possa fazer no Twitter.

Como se costuma dizer: uma imagem vale mais do que mil palavras! O Instagram é pelo menos, parcialmente, responsável pela selfie, por exemplo – as selfies são um meio para os adolescentes e outras pessoas se expressarem on-line e isso tem se espalhado para inúmeras outras mídias.

Alguns chegaram a culpar o Instagram por criar uma população mais narcísica. Da mesma forma, o Instagram pode ser parcialmente responsabilizado por todo o movimento ‘hipster’.

Os descolados são geralmente considerados os millennials que são muito “conscientes” (ou conscientes, dependendo do seu ponto de vista). São pessoas que estão insatisfeitas com muitos aspectos da sociedade moderna e que, como resultado, decidiram ser ativamente “diferentes” daqueles que os rodeiam.

Eles estão menos interessados em ganhar muito dinheiro e usar ternos, e mais interessados em tirar fotos do belo pôr do sol, de seus destinos de férias e de pratos de comida.

O Instagram ajudou a facilitar essa mudança de foco, fornecendo as ferramentas certas. Os filtros simples que o Instagram oferece permitem que qualquer pessoa faça com que um momento normal de sua vida pareça ‘bonita’ ou, no mínimo, artístico.

Ao fazer isso, eles alteram nosso foco e encontram a beleza que apela a nossas vidas. E até hoje, o Instagram está cheio de descolados tirando fotos de sua comida ou de copos sozinhos nas mesas. Depois, há as fotos cuidadosamente colocados em mesas cercadas por café e vasos de plantas.

Existem outros cantos do Instagram, é claro. Há uma enorme comunidade de fitness, por exemplo, cheia de fotos de pessoas que parecem bronzeadas e musculosas enquanto correm pela praia.

Sobre ‘viagens’ há um enorme espaço.

Beleza e produtos de beleza também têm um grande espaço. E a moda é perfeitamente adequada para esse meio visual.

Arte e fotografia também se saem bem no Instagram. E existe muito engajamento do que você imagina, composto principalmente por pessoas que gostam de atividades como caminhadas, observação de pássaros, costura, etc.

Depois, há o conceito bastante duvidoso de “dublê” no Instagram.

O que é um dublê? Acontece quando alguém cria uma conta para retratar uma imagem que na verdade não é autêntica. Significa parecer extremamente rico e bem-sucedido quando não o é. Por exemplo, um dublê pode postar uma imagem da mão no volante de uma Lamborghini, usando um Rolex e com um maço de dinheiro no banco ao lado dele.

Na realidade, ele está apenas testando o carro em um show-room, o Rolex é uma imitação e o dinheiro é de apenas 100 dólares que eles sacaram em notas de 10.

Acredite ou não, as pessoas realmente ganham a vida com isso, aparentar ser quem não é, realmente! Finge até conseguir!

Se tudo isso parece surpreendente, o ponto é que podemos fazer exatamente a mesma coisa para nossos negócios. Ao postar sobre o estilo de vida e usar os filtros em sua fotografia para fazer com que tudo pareça incrível e desejável, você pode criar uma conta altamente persuasiva e que cresça exponencialmente.

Pense nisso como um movimento, e não apenas como uma marca corporativa. É por isso que empresas como a Apple são tão bem-sucedidas – elas falam com o lado criativo, o lado vistoso e o lado aspiracional do comprador. É isso que o Instagram permite que você faça.

O quê e como postar

Com tudo isso dito, você precisa ter certeza de que está postando imagens e vídeos que ajudam a transmitir a mensagem que deseja retratar. Idealmente, alguém deve ver uma de suas imagens e sentir-se inspirado e comovido – e pesquisar seu conteúdo para saber mais.

Para muitos, isso significa tirar fotos o mais atraente possível – por isso, se você possui habilidades fotográficas, é ideal! Cada foto deve, de alguma forma, contar uma história e mostrar os benefícios do produto ou serviço que você está oferecendo.

Ao mesmo tempo, também significa compartilhar vídeos – que realmente têm um envolvimento maior do que o vídeo no Instagram!

Mas e se você não for um fotógrafo incrível ou não estiver confiante de suas habilidades? Felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer para contornar isso.

Edição

As fotos e os vídeos devem ser editados para aproveitar ao máximo – dessa forma, você pode transformar uma foto sem graça em algo realmente atraente. Se você é sério em relação à sua fotografia, grave suas imagens no formato de arquivo RAW, usando um perfil de cores planas (baixo contraste e vibração).

Isso fornece a quantidade máxima de informações puras, o que significa que você pode abri-las no Lightroom ou no Photoshop e torná-las fantásticas ao brincar com as curvas de cores, saturação, etc.

Essa também é uma oportunidade para adicionar textos, efeitos e muito mais. Existem algumas ‘predefinições’ incríveis que você pode encontrar para fotografias que gerará um resultado incrível nas fotos.

Observe que agora o Instagram também oferece ferramentas de edição básica, permitindo que você adicione efeitos de vinheta ou altere o contraste e as sombras, etc. Essa é uma maneira fácil de ‘consertar’ uma foto que talvez tenha ficado superexposta, por exemplo.

Enquanto isso, o vídeo pode ser editado usando o Sony Vegas Pro, Final Cut, Adobe Premiere Pro ou até mesmo software para iOS como o Luma Fusion. Dessa forma, você pode juntar várias partes de uma filmagem para ser mais enérgico e mais emocionante. Adicione música e cores e você poderá tornar seu vídeo muito mais impactante.

Usando o Stock de Imagens

Outra opção é usar imagens. Você pode encontrar sites de imagens isentos de direitos autorais ou comprá-las em um site como o Envato Elements (elements.envato.com). Aqui, você encontrará enormes listas de fotos disponíveis para você usar e até editar.

E esse é o ponto principal, porque você pode editar fotos para torná-las únicas para a sua marca. Por exemplo, se você tem um negócio de condicionamento físico, pode tirar fotos de pessoas na academia ou correndo na praia e adicionar frases motivacionais por cima e alguns filtros. Esses tipos de contas são extremamente fáceis de criar.

Em segundos, você pode baixar uma imagem de alguém correndo na praia, transformá-la em preto e branco e adicionar um texto bonito com uma fonte elegante na parte superior. Leva apenas alguns instantes para aprender as habilidades de edição com as ferramentas do Instagram.

A mesma estratégia pode funcionar se você estiver vendendo carros, um site de namoro ou praticamente qualquer outra coisa. A melhor parte? Abrange todos os aspectos que abordamos neste e-book: transmitir sua proposta de valor, criar fotos que se destacam e ajudar seu público a sentir algo que os motiva a comprar.

Frequência e Dicas

Usando a edição e, ocasionalmente, imagens de sites de estoque de imagens, você pode criar um alto volume de imagens de alta qualidade que as pessoas desejarão segui-lo para poder continuar vendo.

O próximo truque é garantir que elas sejam encontradas e seu público esteja engajado.
Então, com que frequência você deve postar?

A boa notícia é que o trabalho de adivinhação foi retirado da equação: as empresas recomendam, em média, a publicação de 1 a 3 vezes por dia, a fim de alcançar o máximo de envolvimento. Eles recomendam postar entre 10h e 15h se for uma empresa ou às 18h se você tiver um público generalizado.

A próxima dica: poste na orientação retrato (quadrado) sempre que possível. Isso aumentará a quantidade de espaço que sua foto ocupa em um feed vertical e aumentará o tempo que seu público visualiza a publicação!

Próximo: use as hashtags corretas. O Instagram permite adicionar até 30 hashtags para cada postagem de imagem, o que significa que você tem trinta oportunidades para ajudar as pessoas a encontrá-lo. Se você pudesse jogar na loteria gratuitamente 30 vezes, jogaria apenas cinco vezes? Não!

As melhores hashtags são as mais populares (100.000 postagens +), mas não incrivelmente populares (1.000.000 postagens +).

Hashtags que são muito populares significarão que seu conteúdo será descoberto no momento em que você postar, enquanto aqueles que são de nichos não atrairão visualizações suficientes instantaneamente. Foque nas hastags mais populares, mas também use uma variedade de hashtags em suas publicações.

Mais valiosas ainda são as hashtags que são tópicos muito populares no seu nicho ou que são tendências do momento. Use ‘notícias’ para aproveitar o sucesso de um tópico popular. Pergunte a si mesmo o que você poderia postar que seria relevante.

Mais formas de engajamento

Por fim, certifique-se de interagir com seu público-alvo usando todos os outros truques disponíveis. Você pode pagar por postagens e anúncios patrocinados, mas na verdade não precisa se concentrar em responder aos comentários das suas postagens, comentar nas postagens de outras pessoas e curtir as fotos delas. Siga também os perfis de seu nicho e tente usar hashtags e marcar perfis para ser notado por marcas maiores.

Siga 20 novas contas e você provavelmente receberá 10 seguidores desde que sejam relevantes e, especialmente, se você já se envolveu com elas no passado. E lembre-se: esse crescimento é exponencial ao longo do tempo.

Fazer LIVE e usar o Story do Instagram são outras maneiras de você se envolver mais, especialmente porque essas formas, às vezes, notificam os usuários que você acabou de fazer uma publicação. Essa é uma ótima maneira de interagir de maneira mais pessoal e direta com seu público, o que significa que você pode criar essa confiança e autoridade.

Por fim, trabalhe com outros criadores de conteúdo para fazer trocas de anúncios e promover um ao outro de vez em quando.

Se você fizer tudo isso, se for consistente e se fizer um esforço real para entregar algo de valor ao seu público-alvo, haverá todas as chances de gerar, no mínimo, 100 novos seguidores por dia no Instagram.
E porque esse crescimento é exponencial… o céu é o limite!

Sucessos!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *