Fala blogueiros,
A realidade Web em Cabo Verde não favorece muito o que pessoas já podem fazer na Internet em outros países para ganhar dinheiro. No entanto, nos últimos anos tenho percebido que algumas coisas estão mudando, e, no meio disso, já é possível ganhar “algum trocado” na Internet, em algumas plataformas e receber os ganhos em Cabo Verde.
Neste artigo vou lhes apresentar três formas testadas por nós, que você pode começar ainda hoje, para ganhar dinheiro na Internet em Cabo Verde.
1. Criar um Blog
Blogs tem sido a melhor forma de começar um projeto online para monetização.
Primeiramente, você precisa escolher um nicho – seu blog vai ser sobre o quê (moda, esportes, entretenimento, tecnologia, cultura, música, carros, viagens)?
Para melhor entender o que são nichos, recomendo ler o artigo que escrevemos sobre o assunto. Leia o que são blogs de nicho e esclareça melhor suas ideias sobre como escolher um nicho para seu blog.
Com um blog você consegue marcar sua presença on-line e escrever sobre o que mais gosta.
Imagine só:
- se você é estudante universitário, independentemente de qual área de ciência for seu curso, você pode criar um blog e escrever artigos relacionados à sua área de formação. Considerando que você vai passar quarto anos na universidade, se você escrever pelo menos 4 artigos por mês, no final de sua formação você terá um blog com, pelo menos, 190 artigos. Isso já é um negócio digital.
- se você gosta e entende do mundo da moda, sabe fazer penteados, maquiagem, etc,; além de oferecer esses serviços ás suas amigas, você pode criar um blog onde você ensina como fazer isso. Acredito que as mulheres vão gostar. Isso já é um negócio digital.
- se você gosta de tecnologia e manja bem de computadores, você pode criar um blog de tutoriais onde ensina como fazer isso e aquilo em computadores, resolver problemas, etc. Isso já é um negócio digital.
- se você é boa na cozinha e sabe fazer um bom cuscuz, uma boa “katxupa”, uma boa “kumida di terra”, você pode criar um blog de receitas, mostrar como fazer determinados pratos, etc. Isso já é um negócio digital.
- se você é antenado no mundo dos famosos, você pode criar um blog de entretenimento, onde fala sobre celebridades cabo-verdianas, africanas, do mundo, onde você pode falar sobre artistas, nossa música, etc. Isso já é um negócio digital.
- se você é aventureiro, viaja muito por nossas ilhas, você pode criar um blog de viagens onde divulga fotos, histórias de suas viagens. Isso pode ser visto pelo mundo, por pessoas que procuram Cabo Verde como uma referência turística para suas férias. Isso já é um negócio digital.
- você pode criar um blog de histórias. Conheça pessoas e escute suas histórias, transforme isso em um artigo e, com o consentimento da pessoa, divulgue em seu blog. Isso já é um negócio digital.
- se você é professor, crie um blog e ensine matemática, inglês, português, … onde você dá aquelas dicas aos seus alunos. Isso já é um negócio digital.
Pense nas outras infinidades de assuntos que você pode abordar em um blog.
O que queremos dizer é que você pode criar um blog sobre qualquer coisa e ganhar dinheiro com isso.
Independentemente do nicho que você escolher trabalhar, pense dessa forma: criar um blog, onde você compartilha seus conhecimentos e depois ganhar dinheiro com isso.
Resumindo, crie um blog para satisfazer uma necessidade. Depois, monetize-o.
Ganhar dinheiro com um blog, é monetizá-lo. Existem diversas formas de fazer isso, dependendo do tipo de blog que você criar. Recomendo o Google Adsense para blogs iniciantes.
Leia o artigo Google Adsense em Cabo Verde e veja como fazer seu cadastro e participar deste programa de monetização do Google.
2. Criar um Canal no Youtube
Tornar-se Youtuber virou uma febre nos dias de hoje. É só acessar a plataforma e conferir. E, todos os dias surgem novos youtubers. Você pode ser um deles.
Em Cabo Verde já existem alguns e muitos estão iniciando.
O Youtube foi criado em 2005, acessado trilhões de vezes, por bilhões de pessoas e é possível encontrar vídeos para os mais variados tipos de entretenimento. Você, provavelmente, já assistiu a algum clipe de música, um documentário, um tutorial, trailers de filmes na plataforma.
Além do entretenimento que a plataforma oferece, há ainda a possibilidade de ganhar dinheiro no youtube com um canal. O Youtube tem se tornado uma excelente ferramenta de marketing e tem sido aproveitada para conseguir lucros consideráveis com os vídeos que diariamente são subidos na plataforma, pela facilidade de atingir a muitas pessoas de uma vez.
Você começa a ganhar dinheiro com seus vídeos no Youtube ao se tornar um Partner, um parceiro do Youtube, que lhe paga pelos cliques e visualizações dos anúncios que são exibidos em seus vídeos.
Isso vai exigir de você uma boa audiência e engajamento em seus vídeos para que hajam visualizações e cliques e poder gerar uma renda com isso. Em outras palavras, seus vídeos precisam ser visualizados muitas vezes e por muitas pessoas para que você possa ter um lucro considerável com isso.
Então, para que você tenha sucesso, você precisa investir no engajamento ao seu canal. Divulgue muito o seu canal e consiga Subscritores, que são fiéis seguidores do canal; produza também vídeos que atraiam ao seu público-alvo.
Os campeões de audiência são tutoriais, vlogs polêmicos, enquetes de humor e vídeos com dicas sobre games.
Recomendo conhecer a ferramenta Google trends, que exibe as tendências de pesquisas no Google, pois muitas pessoas ainda pesquisam por vídeos pelo Google, em vez de pesquisarem diretamente no Youtube. E conheça, também, os Termos de Serviço para Partner do Youtube.
Ter um canal no Youtube já é um negócio digital. Com a popularidade e crescimento de seu canal você pode ganhar muito dinheiro com isso.
Pense na ideia de um canal no Youtube para monetização. Use as mesmas ideias de assuntos para criar um blog. A diferença é que no Youtube o conteúdo é no formato de vídeo.
Aqui no blog publicamos um e-book com 7 dicas para iniciar um canal de sucesso no Youtube.
Vale ainda ressaltar que o Youtube ainda não aceita canais com país definido como Cabo Verde em seu programa de parcerias. Se sua conta Google tem o país definido como Cabo Verde, você não pode, ainda, monetizar o canal.
No entanto, é possível criar um canal com conteúdos voltado para Cabo Verde e definir outro páis como país de monetização. Falamos sobre isso no artigo sobre como ganhar dinheiro no Youtube em Cabo Verde.
Conheço Youtubers que criam conteúdos voltado para Cabo Verde e tem o canal definido como sendo da França.
Apesar dessa restrição, você pode pensar da seguinte forma: para se tornar parceiro do Youtube, as novas regras dizem que você precisa ter 1.000 inscritos e 4.000 horas de visualizações em seus vídeos nos últimos 12 meses. Você não consegue atingir essa meta da noite para o dia. Então, crie seu canal e comece a publicar vídeos. Até atingir a meta definida pelo Youtube, o Google poderá já ter removido essa restrição para Cabo Verde.
Desde que o Google começou a trabalhar com anúncios segmentados por países, colocou várias restrições de parcerias com parceiros de alguns países, e Cabo Verde é um deles. O motivo? Não há anunciantes, ou em número que não interessa o Google.
Essa restrição é apenas estratégico para o Google. Se não tem youtubers Cabo-verdianos, pra quê um programa de parcerias? Mas, se o Youtube perceber que este mercado está crescendo, certamente vai remover essa restrição e permitir a monetização do canal em Cabo verde.
A mesma coisa aconteceu com o Google Adsense. Alguns anos atrás você não conseguia criar uma conta no Adsense, mas hoje você já pode fazer isso e se tornar parceiro, e ganhar dinheiro com anúncios do Adsense em blogs. Vários portais de notícias do país já estão fazendo isso, inclusive eu, em alguns de meus blogs.
Se o Google perceber que há Youtubers por aqui, certamente vai remover essa restrição, e aí é só alegria.
Mas comece hoje, sem pressa, faça um bom projeto e o futuro será promissor. O Google quer ganhar dinheiro, então, não há nenhum motivo em não querer remover essa restrição para parceiros de seu programa de monetização no Youtube em Cabo Verde. O problema ainda é relacionado ao próprio país e a nossa visibilidade na Web.
3. Divulgar Info-produtos
Faz alguns anos que os produtos digitais tem se tornado uma febre entre usuários amantes do empreendedorismo digital. Por causa desse formato de negócio muitos tem alcançado o sucesso no mundo digital e viver da renda disso.
A maior plataforma em português de venda de produtos digitais, o Hotmart, define, em seu blog, produtos digitais como:
“… materiais, em sua maioria, educacionais, que são produzidos em formato digital, e distribuídos no meio online. Eles tornaram-se populares no mundo do empreendedorismo, pois têm grande alcance e com isso possibilitam escalabilidade de lucros. Para o usuário, o consumo de conteúdo digital também é muito vantajoso, já que o conhecimento torna-se mais alcançável e prático de se adquirir.”
hotmart
Você pode criar o seu produto digital ou afiliar-se a um produto de alguém, divulgar e ganhar comissões.
Recomendo explorar as plataformas Hotmart, Monetizze e Eduzz.
De mencionar que a Monetizze não aceita cadastro de estrangeiros na plataforma, já no formulário de cadastro exigem o CPF ou o CNPJ.
Convém esclarecer que ainda há algumas restrições para estrangeiros nessas plataformas brasileiras. O grande problema, ainda, é na questão de receber os pagamentos de suas comissões. No entanto, se o produto que você afiliar-se for de um produtor estrangeiro você consegue fazer o saque através do Paypal. Se o produto for brasileiro, você não consegue fazer o saque de seu valor, porque vão exigir dados de contas de bancos brasileiros para o saque, o que não vai ser possível confirmar, se você não possui uma conta bancária no Brasil.
Além de sacar seu saldo, você tem, também, a possibilidade usar o saldo para fazer compras na plataforma.
Outrossim, da mesma forma como aconteceu com o Google Adsense em Cabo verde, quando não era possível criar conta na plataforma pela restrição do país, você ainda pode participar dessas plataformas, fazendo parcerias com algum Cabo-verdiano que vive no Brasil. Você cria a conta com os dados da pessoa no Brasil e você trabalha tranquilamente. A pessoa recebe os ganhos e vocês desenrolam isso.
Ou seja, mesmo com essas restrições, pode-se dar um jeito nisso.
Então, se pensa em trabalhar com produtos digitais, você tem essas duas opções:
- criar o seu produto – tem a vantagem de você vender e ainda milhares de pessoas poderem afiliar-se ao produto e você ganhar muito mais.
- divulgar produtos digitais de terceiros.
Saiba mais sobre como trabalhar como afiliado no artigo que escrevemos sobre como ganhar dinheiro na Hotmart em Cabo Verde.
Conclusão
Como falei em um artigo aqui no Blog,
se você é apaixonado por alguma coisa neste vida, você pode ter um blog sobre isso e ganhar dinheiro na Internet.
Isaías Cardoso
Então, comece a pensar em um projeto, um blog em um nicho que você domina bem e pode escrever artigos, ou criar um canal no Youtube e grave vídeos relevantes ou ainda afiliar-se e divulgar produtos digitais. Isso já será um bom começo.
Antes de terminar este artigo, quero lhe dar um conselho de suma importância: não comece um projeto para ganhar dinheiro online já pensando no dinheiro em si. Não crie um blog e antes de começar a escrever os artigos já colocar banners de um produto digital ou anúncios do Google Adsense. Pense nas pessoas, no conteúdo que vai oferecer às pessoas, crie engajamento com seus visitantes, consiga bom tráfego para seu blog e depois aproveite disso para ganhar dinheiro.
Alguém disse que
“para ter um negócio online de sucesso, você precisa engajar em 98% do tempo e vender nos outros 2%”
Gary Vaynerchuk
As pessoas não vão acessar seu blog para lhe ajudar a ganhar dinheiro com os anúncios ou produtos que você divulga, nem clicam nos anúncios pensando em você. As pessoas procuram soluções para resolver seus problemas do dia-a-dia; e você, sendo a pessoa que pode ajudá-las, vai estar lá para ajudá-las, e o resultado disso flui naturalmente. Depois você usa desse tráfego em seu blog e ganha dinheiro. Deu pra entender?
Quer mais ideias de negócios digitais? Leia o artigo com 30 ideias de negócios para rabalhar como Freelancer.
Qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.