Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
A pesquisa Web no Google em Cabo Verde

Artigos

A pesquisa Web no Google em Cabo Verde

Isaías Cardoso
Escrito por Isaías Cardoso em julho 3, 2023
Junte-se a mais de 1.000 pessoas aprendendo sobre Marketing Digital

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Fala, blogueiros!

Você já fez pesquisas no Google em Cabo Verde, certo?

E você sabe que ao fazer uma pesquisa no Google em Cabo Verde, a tela dos resultados da pesquisa do Google são diferentes de um usuário que está no Brasil ou Portugal?

Sim, é bem diferente. E isso tem muito a ver com a nossa realidade web, a nossa presença na Internet, pra ser mais específico.

Geralmente quando pesquisamos no Google em Cabo Verde, poucas vezes o resultado da pesquisa retorna algum link de um site do país sobre o assunto, salvo caso onde o termo pesquisado é específico sobre algum assunto relacionado a Cabo Verde. Mas pesquisas relacionadas a alguma ciência, tecnologia, é bem raro encontrar sites e blogs especializados nestes assuntos.

Neste caso, o que acontece? O Google vai exibir conteúdos de sites e blogs de outros países, geralmente de língua portuguesa.

Em Cabo Verde não é exibido os anúncios no topo e lateral da página de pesquisa, conforme aparece na imagem abaixo, ao pesquisar em outros países:

Veja agora a tela do resultado de pesquisa em Cabo Verde, com o termo “carros”:

Primeiro, a pesquisa não retornou nenhum anúncio no topo da página. Na sidebar direita não exibiu nenhuma informação (por isso cortei a imagem).

E, nem nos primeiros resultados de pesquisa exibiu um site ou blog sobre carros em Cabo Verde. Mas existe, certo? O que acontece é que as empresas, em sua maioria de rent-a-car, não possuem sites ou, aqueles que possuem ums site, não trabalham SEO corretamente para aparecerem nos primeiros resultados de busca.

Neste caso, nem a segmentação do Google, por países funcionou. O primeiro e segundo resultados são de sites de classificados (onde também se vende carros) portugês.

Outro dia um amigo comentou um de meus artigos aqui no blog e durante a nossa conversa, posteriormente, me disse que teve dificuldades em encontrar algum conteúdo específico sobre ganhar dinheiro no Youtube em Cabo Verde. Seu questionamento era se é possível monetizar o canal e como receber os ganhos.

E para ser sincero, você não vai encontrar nenhum blog do país falando sobre este assunto.

Penso que o blog onde você está lendo este artigo é o único onde você vai encontrar algum conteúdo sobre este tema. Na verdade, esta é a proposta de nosso blog, falar sobre marketing digital em Cabo Verde.

Blogueiros não ignoram motores de busca, aliás trabalhar SEO (Search Engine Optimization – optimização para motores de busca) é a nossa grande e árdua tarefa para aparecer nos primeiros resultados da pesquisa e gerar tráfego orgânico para o nosso site/blog.

O tráfego no blog é que vai fazer a grande diferença em seus ganhos on-line, ou seja, você precisa ter muitas visitas no blog.

O Google é o maior motor de busca online e o grande aliado dos blogueiros quando o assunto é tráfego orgânico. Preocupamos com o tráfego orgânico porque é determinante em nosso posicionamento na Web.

Quando melhor posicionado estiver o seu site dentro de seu nicho, mais vantajoso é para você.

Algum tempo atrás o Google fez uma mudança no seu endereço de busca por países. Agora, o motor de busca do Google faz a segmentação de resultados de pesquisa para um país específico. O que isso quer dizer?

É bem simples e o motivo faz sentido, veja:

“A Pesquisa Google retorna os sites mais relevantes e úteis para um usuário. Por causa disso, os resultados da pesquisa podem ser diferentes para um usuário da Irlanda e um da França.”

Tudo bem, mas o que isso tem a ver nesse contexto de blogs e ganhar dinheiro on-line?

Se a pesquisa é segmentada por países, quer dizer que o resultado da pesquisa será de sites específicos do país de onde se está fazendo a pesquisa; se não houver sites do país com o conteúdo pesquisado, o resultado que o Google vai exibir será de sites de outros países.

E, se não há conteúdo específico de sites do país de onde se está pesquisando, dificilmente também você encontraria algum link patrocinado de empresas do país que divulgam no Google Ads.

Isso nos leva a entender que se um blogueiro Cabo-verdiano deseja trabalhar com o Google Adsense em seu blog, como exemplo, terá a dificuldade com a segmentação de anúncios, porque se não há anunciantes locais, os anúncios exibidos são de empresas de outros países, o que não interessa o nosso público-alvo, que é Cabo-verdiano.

Os visitantes do site podem até clicar nos anúncios e o blogueiro ganhar com isso, mas o conteúdo pode não ser relevante para eles.

Veja o exemplo de um site de divulgação de ofertas de emprego em Cabo Verde.

Vou tomar como exemplo o site que criei para divulgar ofertas de emprego no país, o VAGAS CABO VERDE.

Eu trabalho com anúncios do Google Adsense neste site, mas as campanhas exibidas nos anúncios dificilmente (ou nunca) são de alguma empresa de recrutamento ou vagas de emprego em Cabo Verde.

Por ser um site de empregos, os anúncios exibidos são de ofertas de emprego, criação de currículos online, salvo casos em que o Google exibe anúncios baseados em pesquisas que o usuário tenha feito recentemente naquele endereço IP.

Quando a pessoa acessa o meu site para ver uma oferta de emprego, ela vai ver o banner de anúncios de emprego, mas as ofertas de emprego não são de empresas no país, o que não traria nenhum benefício para ela, apenas para mim caso clicar no anúncio e gerar comissão por cliques.

Entenda como funciona essa relação entre o Google – Anunciantes – Publishers (blogueiros)
Sabemos que um dos maiores programas de afiliados para monetização de blogs é o Google Adsense. Milhares de blogueiros usam a plataforma e os lucros estão na casa dos bilhões.

Acontece que os códigos de anúncios gerados no programa de afiliados Google Adsense são de Campanhas que as empresas divulgam no outro programa do Google, o Google Ads.

E, isso funciona da seguinte forma: uma empresa que deseja aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google sobre um determinado assunto, exemplo carros, entra no Google Ads e cria campanhas para seu negócio de carros.

Essa empresa paga ao Google um valor para que quando uma pessoa fizer uma pesquisa no Google sobre carros, o site dessa empresa apareça nos primeiros resultados.

E, um blogueiro que queira ganhar dinheiro com o Google Adsense entra nesse contrato entre a Empresa de carros e o Google Ads da seguinte forma: o Google, através do programa de afiliados Google Adsense divide o valor pago por aquela empresa com um blogueiro que tenha um blog sobre carros; então, o blogueiro cadastra no Google Adsense, gera códigos de anúncios e coloca em seu site e todas as vezes que um usuário do site fizer um clique naquele anúncio o blogueiro ganha uma parte daquele valor que a empresa pagou ao Google para divulgar seu negócio de carros, certo?

O que eu quis dizer, dentro desse contexto de pesquisa Google no google.cv é que apesar de o Google Ads já trabalhar em Cabo Verde, não há muitos anunciantes no país.

Recentemente, durante as campanhas legislativas, vi alguns anúncios no Youtube e em alguns sites no país que trabalha com o Adsense.

Isso mostra que algumas empresas estão criando campanhas no Google Ads, mas são poucas e quase que irrelevantes neste contexto de ganhar dinheiro com anúncios em blogs, porque raramente esses anúncios vão aparecer em algum blog do país.

O Google Adsense já trabalha em Cabo Verde

Essa é uma boa notícia e você pode se afiliar ao Google Adsense e divulgar anúncios em seu blog.

Recentemente o Google removeu a restrição da cadastros para o Programa em Cabo Verde. No blog VAGAS CABO VERDE, trabalho com o Google Adsense e a Conta foi criada com os dados de Cabo Verde.

Os anúncios que serão exibidos em seu site/blog vai depender de muita coisa. De qualquer forma, o Google sabe qual anúncio seria relevante exibir em determinado momento, de acordo com o país.

Em se falando em conteúdos na Web, onde Cabo Verde se encontra?

Falando em conteúdo Web, nós estamos anos-luz de países como o Brasil ou os Estados Unidos. Isso já é um grande empecilho a quem deseja trabalhar na Web em Cabo Verde, porque se queremos nos sair bem trabalhando na Internet e Ganhar Dinheiro com o Google Adsense, temos que tentar encontrar mercados em outros países, ou seja, concorrer com sites e blogs de outros países, já que aqui há poucos anunciantes e não temos muito conteúdo online que interessa ao Google.

Mas, a Internet é uma rede mundial, o que quer dizer que o seu site não será visitado apenas por usuários em Cabo Verde, mas do mundo inteiro.

Qual a sua opinião sobre isso? Deixe seu comentário abaixo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *