30 ideias de negócios para trabalhar como Freelancer

Artigos

30 ideias de negócios para trabalhar como Freelancer

Kriolu Business
Escrito por Kriolu Business em fevereiro 23, 2023
Junte-se a mais de 1.000 pessoas aprendendo sobre marketing digital

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Abaixo, você encontrará uma lista de 30 ideias de negócios para Freelancers que você pode iniciar. Como em qualquer tipo de negócio, você deve fazer uma pesquisa sobre o nicho e criar um plano de negócios.

Um dos maiores benefícios de ser Freelancer é que você tem a liberdade quase que ilimitada para trabalhhar. Então, tendo essas ideias, você pode transformá-las e alterá-las para se adequarem às suas habilidades e interesses.

Uma das melhores vantagens de iniciar um negócio como Freelancer são as escolhas que você pode fazer. Além de escolher exatamente o que você pode fazer (de indústria a serviços, especificamente), você poderá escolher seus clientes e seus projetos.

Certifique-se de que você está escolhendo um nicho que você gosta – não o que você acha que deveria atuar. Não adianta começar um negócio para o qual você não vai gostar de trabalhar.

Ser bem-sucedido em muitas dessas ideias negócios exigirá que você seja altamente qualificado. Essas habilidades se desenvolverão naturalmente à medida que seu negócio vai crescendo, mas se você já tem uma habilidade, é uma vantagem.

Então, com tudo isso em mente, leia esta lista de ideias de negócios para Freelancer que você pode iniciar. Inspire-se, pense em suas habilidades e seus interesses. Mude, defina e altere-as para se adequar ao seu negócio dos sonhos.

  1. Escritor

A escrita freelance é um negócio incrivelmente amplo, então você deve reduzi-lo a um nicho. Mas, em essência, qualquer coisa que as pessoas queiram ler, você pode escrever. Se você tem uma boa compreensão da linguagem e da gramática e adora expor seus pensamentos, pense em se tornar um escritor.

  1. Jornalismo

Os jornalistas freelance não estão vinculados a uma organização específica. Pode ser uma boa opção para pessoas que não se alinham com o jornalismo convencional e gostariam de mais liberdade com os tipos de artigos que produzem.

  1. Escritor-fantasma

Ghost writer é o profissional que não recebe créditos de autoria pelo texto que escreveu. Isso faz parte de um contrato ou acordo de cessão de direitos autorais.

O ghost writer escreve livros, textos, apostilas e outros materiais, vende a uma pessoa (física ou jurídica) os direitos autorais sobre essa obra e recebe por isso.

É uma boa opção se você gosta de escrever, mas não se importa necessariamente com a glória. Escrever conteúdo para outras pessoas é um negócio muito popular, e os clientes adoram usar ghostwriters de boa qualidade.

  1. Editor de Textos

Se você é um nerd por gramática e entende de estrutura de escrita, tornar-se um editor freelancer pode ser para você. Se você já leu algo e pensou “isso está tão perto de ser perfeito, mas eu poderia fazer um trabalho melhor”, considere se tornar um editor freelancer.

  1. Revisor de Textos

Semelhante à edição, mas exigiria menos edições, naturalmente. Ajude as pessoas dando-lhes uma rápida olhada antes de finalizarem seu trabalho. A revisão provavelmente seria mais sobre verificações gramaticais rápidas do que grandes mudanças estruturais.

Tenha cuidado para não borrar muito a linha entre edição e revisão; defina as expectativas com seus clientes de forma clara. Você pode, é claro, fazer as duas coisas, mas certifique-se de que seus serviços tenham preços que reflitam isso.

  1. Escrituração

Se você tem um talento especial para matemática e entende de negócios, ajudar outras empresas com seus livros é um ótimo negócio freelance. A contabilidade é algo com o qual muitas pessoas lutam e preferem terceirizar, posicionar-se corretamente pode fazer com que os clientes procurem seus serviços.

Você pode fazer um trabalho contínuo de contabilidade com empresas regularmente ou trabalho sob demanda – apenas certifique-se de que seus serviços tenham preços que reflitam isso.

  1. Digitador

Digitador é um bom trabalho para pessoas que gostam de organizar e manter as coisas organizadas. Especialmente, para aqueles que também amam ajudar os outros. Digitador não é para todos, mas aqueles que amam, realmente se destacam nisso. Se você for rápido e completo, poderá encontrar um bom negócio.

O trabalho de um Digitador pode se expandir para análise de dados ou verificação de dados.

Você deve se certificar de que descreve exatamente qual será o seu serviço para que os clientes não fiquem confusos procurando uma coisa, mas obtendo outro.

  1. Design gráfico

De logotipos a esquemas de cores e gráficos, há uma abundância de elementos de design que podem ser feitos de forma independente. Enquanto você pode precisar investir dinheiro em um software de qualidade e investir tempo no desenvolvimento de um estilo distinto.

A maioria das empresas on-line precisará de design gráfico em algum momento, portanto, desenvolver sua habilidade em um nicho provavelmente o tornará popular e lhe dará uma reputação positiva e um público receptivo.

  1. Edição de fotos

Hoje em dia, as fotos são tudo. Todos nós já vimos a popularização dos filtros e da edição; exceto que, às vezes, também precisa de filtros que fazem a imagem parecer boa, mas ainda natural e “sem edição”. Ser habilidoso em retocar e alterar fotos pode significar que uma carreira em edição de fotos pode ser para você.

  1. Fotografia

Se você gosta de fotografia, uma carreira de fotógrafo freelancer é uma boa opção para você. Este é um ótimo exemplo de negócio baseado na monetização de seus hobbies. Muitas pessoas precisarão de fotografias profissionais, mas podem não saber onde procurar.

O marketing de si mesmo como um fotógrafo de nicho, local e habilidoso pode ser uma boa opção freelancer para você.

  1. Ilustração

Se você tem talento para desenhar, torne-se um ilustrador freelancer. Ilustração não é algo que muitas pessoas possam fazer em alto nível, então aproveite isso e ilustre.

Tenha cuidado para garantir que o briefing esteja claramente delineado para começar e certifique-se de incluir um número definido de revisões para que os clientes não continuem exigindo mais trabalho.

  1. Webdesign

Para ser um web designer, você não precisa necessariamente ter estudado por anos; alguns web designers têm uma compreensão maior do que a média de plataformas de sites comuns (como WordPress) e um talento para torná-los bonitos. Você pode construir um negócio na atualização ou renovação de sites.

  1. Criação de sites

A criação completa de sites requer mais detalhes do que o design do site e pode envolver a construção de sites do zero. Pode, em algumas circunstâncias, ser mais profundo do que saber como navegar habilmente nas plataformas de criação de sites.

Novamente, porém, como acontece com todos os elementos de uma carreira freelance – a escolha é sua.

  1. Progrador de software

Programar não é algo em que muitas pessoas se destacam, é uma habilidade que leva tempo e dedicação para entender. Existem inúmeras linguagens de programação, que servem para coisas diferentes e têm benefícios diferentes.

Descubra em que você é melhor e como você pode transferir essa habilidade para um produto tangível e um serviço comercializável.

  1. Tradutor

Você fala mais de uma língua? Bem, traduzir pode ser uma opção lucrativa para você. Quase sempre há uma grande demanda por pessoas que podem traduzir algo de um idioma para outro.

A globalização e a internacionalização do conteúdo significam que raramente algo é publicado profissionalmente em apenas um idioma e a capacidade de escrever em uma língua nativa em um segundo ou terceiro idioma é uma excelente base para um negócio.

  1. Transcrição

A transcrição ocorre quando você ouve o áudio e depois escreve exatamente o que ouve. Pode ser a partir de entrevistas ou vídeos de legendagem. Se você é um digitador rápido e ouve com clareza e precisão, pode ser uma ótima opção para você.

  1. Ensinar

Ensinar é algo que é fácil de fazer online. Por exemplo, você pode dar cursos ou dar seminários em algo em que você é bom. Você pode educar e treinar outras pessoas em habilidades que você já desenvolveu completamente.

  1. Tutoria

Embora semelhante ao ensino, a tutoria emite um sentimento mais pessoal. Você pode compartilhar seus conhecimentos; seja para crianças ou estudantes mais velhos, ou mesmo apenas adultos que desejam aprender algo novo. Existe um mercado enorme para professores de inglês online ou para aulas de outros idiomas.

  1. Produção de vídeo

Os vídeos são uma grande parte do conteúdo online e poder produzi-los preenche uma lacuna que muitas pessoas não conseguem. Seja fazendo storyboards, filmando ou criando o próprio conteúdo, ser capaz de produzir uma das formas mais populares de entretenimento online é uma perspectiva de negócios empolgante.

Particularmente, se você desenvolver um projeto em um nicho de produção de vídeo você pode se tornar uma referência nesse setor.

  1. Edição de vídeo

Se a produção de vídeo não é para você, editar vídeos pode ser um bom trampolim. A edição é algo com o qual muitas pessoas lutam – seja navegando em software sofisticado ou determinando qual conteúdo é apropriado para o corte final. Você pode editar seus próprios vídeos ou editar vídeos para outros.

  1. Dublagens

Tornar-se um locutor é uma maravilhosa escolha de carreira freelance se você ama o som de sua própria voz – sendo sincero! Os clientes geralmente têm uma ideia para a voz que desejam; portanto, certifique-se de comercializar as características de sua voz com clareza.

  1. Assistente virtual

Ser um assistente virtual é exatamente o que parece. Os assistentes virtuais geralmente concluem pequenas tarefas para empresas regularmente que desejam terceirizar algumas funções. Dependendo da carga de trabalho, os assistentes virtuais podem trabalhar para muitas pessoas ao mesmo tempo.

  1. Administrador

Novamente, se você tiver habilidade e alta experiência em algo como administração, poderá transformá-lo em um negócio. A administração é uma área em que muitas pessoas não têm habilidades e você pode se promover para tirar o estresse de seus negócios.

  1. Otimização para mecanismos de busca (SEO)

SEO ajuda a aumentar o tráfego para sites usando termos específicos. Muitas vezes é essencial para o sucesso dos negócios, por isso, se você é habilidoso nisso, e consegue mostrar resultados comprovados, se tornar um especialista em SEO proporcionará um negócio único e desafiador.

  1. E-commerce

O marketing online é um negócio em crescimento exponencial. De trabalhar com sites, empresas, listas de e-mail e campanhas publicitárias: é um campo muito gratificante. As pessoas sempre precisarão de marketing e dar um novo impulso ao marketing de outra pessoa é uma maravilhosa ideia de negócio freelance.

  1. Marketing de mídia social

O marketing de mídia social tem tudo a ver com ajudar as marcas a aproveitar ao máximo suas plataformas de mídia social – uma excelente ocupação para aqueles de nós que passaram horas percorrendo feeds em seus Smartphones e ganharam muito conhecimento com isso!

  1. Gestão de marca

O gerenciamento de marca é uma ótima ideia de negócio freelance se você já possui habilidades nessa área. O gerenciamento de marca é uma habilidade que muitos outros freelancers ou proprietários de pequenas empresas podem não conhecer muito; assim, você pode fazer seu negócio ajudando o negócio deles.

Os trabalhadores de gerenciamento de marca precisarão ser orientados por resultados e entender muitos elementos do processo de negócios.

  1. Moderador de conteúdo

Gosta de criação de conteúdo, mas não é habilidoso na parte de criação (ainda)? A moderação pode ser para você. Às vezes, exigindo verificar a concorrência ou simplesmente monitorar respostas e comentários.

Os moderadores de conteúdo verificam se tudo está funcionando conforme o planejado, com reputações e percepções permanecendo positivas.

  1. Comércio eletrônico

Trabalhar no comércio eletrônico pode significar qualquer coisa, desde escrever, ajudar a configurar lojas online, descrições de produtos, facilitar colaborações, envolver campanhas publicitárias ou ajudar no lançamento de lojas online.

Os trabalhadores do comércio eletrônico geralmente optam por se especializar em determinadas plataformas ou tipos de produtos. Esse tipo de trabalho geralmente é algo que os clientes optam por terceirizar, pois não é algo que muitas pessoas entendam completamente.

  1. Criação de conteúdo

Seja para você ou para outra coisa, ter o dom de entender tendências e criar conteúdo cativante para gerar engajamento é um negócio, exclusivo do século XXI, a era digital.

Então, aí está! Trinta ideias de negócios freelance que você pode começar em sua casa. Antes de iniciar, você deve, é claro, fazer uma extensa pesquisa. Negócios freelance são muito, bem, gratuitos. Você pode pegar essas ideias, mudar e moldá-las para atender aos seus desejos.

Bons negócios!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *