Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
O que é Marketing Digital? Entenda de uma vez por todas

Artigos

O que é Marketing Digital? Entenda de uma vez por todas

Isaías Cardoso
Escrito por Isaías Cardoso em janeiro 11, 2022
5 min de leitura
Junte-se a mais de 1.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Olá! Você chegou até aqui, o que me leva a crer que tem interesse em saber o que é Marketing Digital, estou certo?

O foco deste projeto é falar sobre Marketing Digital da forma mais simples possível que qualquer leigo em assuntos sobre negócios na Internet possa entender.

Alguém disse que Marketing é Marketing. Não existe marketing digital, marketing de recomendação, marketing direto, … existe o Marketing, que

“é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado. Também se refere às estratégias de comunicação e de vendas que superem a concorrência” – Wikipédia.

Pontuando isso, podemos assim entender que ao falarmos de “marketing digital” estamos falando de uma das ferramentas do marketing, uma maneira diferente de fazer marketing.

Marketing Digital é quando você usa as ferramentas, abordagens, pensamentos de marketing, no meio digital.

É o processo de promover produtos ou serviços para seus clientes através da Internet.

Hoje, com o advento das plataformas digitais, como as redes sociais, emails e até mesmo sites/blogs você pode espalhar suas mensagens, alcançar seus objetivos de negócio e engajar com um público cada vez maior.

E tudo isso por um custo reduzido se comparado com o marketing tradicional.

O marketing digital lhe ajuda a atingir uma quantidade exorbitante de interessados em seu negócio (seu produto, seu serviço) do que no marketing tradicional.

O marketing digital é altamente promissor, economicamente viável para você escalar o seu negócio. O marketing digital permite que você se conecte e influencie seus clientes em tempo real.

Neste artigo você vai ter uma visão completa dos principais pontos do Marketing Digital.

A importância do Marketing Digital:

  • Você gasta menos e alcança mais;
  • É altamente mensurável – você consegue analisar o desempenho de suas campanhas em tempo real e entender o que está funcionando e o que não está.
  • Oferece opções avançadas de segmentação – você consegue segmentar a sua audiência por interesses e outras características demográficas que trazem maior precisão, ajudando a atingir o público certo.
  • Sua presença online é importante. Você precisa ter uma presença online marcante e forte.
  • É escalável. Não é difícil começar. O marketing digital lhe permite atribuir modelos que ajudam a identificar tendências na forma como as pessoas buscam e compram um produto. Isso ajuda a tomar decisões mais assertadas e a escolher as estratégias de marketing que mais combinam com o que é necessário naquele momento, além de poder refiná-las sem demoras.

Estratégias de Marketing Digital:

1. Search Engine Marketing (SEM)

Oferece um resultado instantâneo quando você mira suas campanhas para seus clientes em potencial.

Essa estratégia é frequentemente chamada de busca paga ou anúncios do tipo pay-per-click (PPC ou paga-por-clique).

Antes, essa prática era mais conhecida como Google Adwords e, atualmente, ela é referenciada apenas como Google Ads.

2. Search Engine Optimization (SEO)

O que você precisa fazer é uma pesquisa assertiva de palavras-chaves, otimizar seu site, usar link building naturalmente e criar conteúdos relevantes que ajudem seus usuários.

3. Marketing em Redes Sociais

As redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIN, Pinterest, Instagram, Reddit, YouTube, entre outras) são um excelente lugar para anunciar seu negócio.

Ainda mais quando levamos em conta que metade da população mundial têm contas ativas nessas redes.

4. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo foca em criar, publicar e distribuir conteúdos para seu público-alvo.

Essa é a estratégia que melhor combina com SEO e SEM, sendo que ela traz resultados muito eficientes para consciência de marca, crescimento de tráfego orgânico e novos consumidores.

O marketing de conteúdo abrange qualquer estratégia de marketing que usa o conteúdo como base. Isso inclui postagens de blog e em redes sociais, infográficos, materiais ricos, ebooks, fotos, vídeos e assim por diante.

Ele influencia quase todas as outras estratégias de marketing online.

5. E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma forma de se comunicar com sua audiência nutrindo um relacionamento com clientes que você já tem.

Você pode manter contato com seus consumidores, seguidores ou assinantes com e-mails que vão além da pura promoção de conteúdos.

Em vez disso, você pode criar conexões mais fortes com e-mails sazonais, newsletters, lembretes, promoções exclusivas ou anúncios relâmpagos.

6. Marketing de Automação

Essa função nada mais é do que um software que ajuda a automatizar suas operações de marketing.

Muitos negócios podem querer automatizar campanhas de marketing que se repetem para poupar tempo. Isso inclui newsletters, agendamento de postagens em redes sociais, monitoramento de dados e relatórios.

Como Fazer Marketing Digital do Zero?

O Marketing Digital funciona em qualquer tipo de nicho ou indústria. Porém, nem todos os tipos de negócios podem implementar uma estratégia de marketing digital da mesma maneira.

Por conta disso, saiba que existem alguns princípios que você precisa considerar antes de fazer qualquer coisa. Eles estão descritos logo abaixo.

Conheça Seu Modelo de Negócio

Conhecer a sua audiência é essencial. Porém, primeiro você precisa saber quando você quer lidar especificamente com o negócio em si ou com os clientes em potencial. Isso vai determinar seu modelo de negócio.

Conheça Seu Público-Alvo

Se você não entende ou não conhece quem você está tentando alcançar na internet, vai ser bem mais difícil entregar uma mensagem que é relevante e ainda conseguir vencer seus competidores.

Então, você precisa identificar para quem você está fazendo marketing.

Comece com uma Estratégia de Marketing

Para começar, tenha um método mais simples em que você não precise gastar tanto ou fazer um grande investimento logo de cara.

Não se preocupe logo de imediato, se você focar em implementar uma estratégia por vez, você ficará surpreso sobre o quão rápido pode fazer seu negócio crescer.

Conclusão

Muita informação, nã é? No entanto, como você pode ver, o marketing é sobre se conectar com a sua audiência do jeito certo.

O marketing digital permite que você interaja com seus clientes em potencial e os influencie baseado em dados demográficos, uso de plataformas específicas e muitos outros pontos.

O que está esperando? Comece já a planejar uma campanha de marketing digital e pontencializar o sucesso do seu negócio.

Sucessos!

Com informações do Blog da Hostinger

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

E-book Gratuito!Ganhe Dinheiro Com Um Blog!

E-book ensina tudo sobre como criar um blog para ganhar dinheiro com o Google Adsense em Cabo Verde!