Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
O que são blogs de nicho? Entenda de uma vez por todas

Artigos

O que são blogs de nicho? Entenda de uma vez por todas

Isaías Cardoso
Escrito por Isaías Cardoso em dezembro 9, 2021
4 min de leitura
Junte-se a mais de 1.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Escrevi este artigo porque em alguns artigos aqui no blog faço menção a palavra nichos, recomendo criar um blog de nicho, etc.

Para que não lhe restam dúvidas por que sempre se fala em nichos no marketing digital, escrevi este artigo para poder esclarecer este importante conceito no marketing digital.

Valos lá!

O que é nicho no marketing digital?

Um nicho é uma parcela de um grupo de consumidores pouco ou nada atendida. Ao contrário do segmento de mercado, que são pessoas com interesses e dores semelhantes, o nicho se refere a um público inexplorado, sendo uma pequena parcela de um segmento.

Entendendo a definição, vou tomar como exemplo o nicho de carros, onde o autor de um blog escreve artigos sobre modelos específicos de carros, fala de motores, faz teste drive, dá dicas, etc.

Pense também em um blog nos nichos de Saúde, Futebol, Tecnologia ou Moda, por exemplo. Todos esses são nichos específicos de mercado.

A recomendação para criar blogs de nicho, ao invés de um blog com conteúdo genérico, é que com um blog de nicho você constrói autoridade em um determinado assunto.

Como exemplo, aqui no blog eu escrevi um artigo sobre uma blogueira, Nadine Fortes, a blogueira ‘vaidosa D Mais’. Ela tem um blog sobre Moda, focado em tudo o que tem a ver com moda feminina, o que faz dela uma especialista no assunto.

Se você, por outro lado, deseja falar sobre todo tipo de assunto em um blog, você deixará o visitante de seu blog confuso, porque no mesmo blog você fala de carros, de moda, de tecnologia, de futebol, de passagens aéreas, etc. e isso não é bom porque você não cria uma identidade para o seu blog.

Aqui em Cabo Verde tem até o exemplo de um blog com o nome “De Tudo Um Pouco”. E apesar de o blog parecer um portal de notícias, não deixa claro qual seu nicho de atuação. No blog você encontra conteúdos sobre vários assuntos (notícias, música, entretenimento) e isso prejudica muito na definição de um nicho.

Pense nisso da seguinte forma: uma loja onde vende remédios, anzóis ou até mesmo comida, você não saberá o que, especificamente, essa loja é; se é uma farmácia, uma loja de materiais para pesca ou um restaurante.

Mas quando você foca em um nicho de mercado você pode construir sua autoridade sobre aquele assunto específico.

Se é um blog sobre moda, que fale de moda e não de onde encontrar passagens aéreas baratas ou como instalar o Messenger no Android. Deu para entender a ideia?

Definir um nicho é você escolher um segmento de mercado e focar no tema principal de seu blog.

Vou aproveitar e deixar algumas ideias sobre a Segmentação de mercados para Empresas, para lhe ajudar a entender isso melhor. Vou me valer das aulas de Marketing de meu curso de Administração, com o grande amigo e professor Fábio Bérgamo.

As empresas de hoje reconhecem (ou devem reconhecer) que não podem apelar a todos os compradores no mercado.

  • mercados são HETEROGÊNEOS: diferem entre si, pessoas dentro do mercado pensam diferente, tem necessidades e desejos distintos;
  • mercados são NUMEROSOS: como atingir a todos?
  • mercados são ESPALHADOS: como entender as diferenças daqui para outra região?
  • mercados têm PRÁTICAS DIFERENTES: uns compram de um jeito e outros compram de outro jeito;

Para chegar mais próximo dos consumidores, os marketeiros tendem a dividir os mercados em grupos menores e abordá-los com um Marketing Mix exclusivo e específico.

Segmentar mercados é trabalhar submercados. As empresas podem escolher um submercado para trabalhar, ou criar produtos diferentes para submercados diferentes.

“Segmentação de Mercado envolve a divisão de um mercado em grupos menores de compradores com necessidades, características ou comportamento diferentes que podem requerer produtos ou Marketing Mix distintos” (KOTLER e ARMSTRONG).

Um nicho de mercado ou de submercados é um grupo definido mais estritamente que procura um mix de benefícios distinto. É a subdivisão de um submercado.

Um nicho atraente tem as seguintes características:

  • clientes têm um conjunto de necessidades distintas;
  • clientes concordam em pagar um preço mais alto para suprir suas necessidades;
  • o nicho gera receita por meio de especialização;
  • o nicho tem potencial de crescimento;
  • o nicho atrai poucos concorrentes;

Espero que essas dicas tenham lhe ajudado a entender o que é um nicho e por que é importante definir um nicho ao criar seu negócio digital.

Então, fica a recomendação: crie um blog de nicho.

Veja algumas ideias de nichos mais rentáveis: Dinheiro e Investimento; Tecnologia e artigos de informática, telefonia e acessórios; Estilo de vida; Moda e Beleza; Móveis e decoração; Animais de estimação; Entretenimento e lazer.

E aí, já definiu o nicho de seu negócio digital?

Me conte abaixo nos comentários.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

E-book Gratuito!Ganhe Dinheiro Com Um Blog!

E-book ensina tudo sobre como criar um blog para ganhar dinheiro com o Google Adsense em Cabo Verde!