Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Como criar um Negócio Digital, o passo a passo

Artigos

Como criar um Negócio Digital, o passo a passo

Isaías Cardoso
Escrito por Isaías Cardoso em dezembro 14, 2021
6 min de leitura
Junte-se a mais de 1.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A proposta deste blog é ajudar, a quem deseja empreender na Internet, a criar um Negócio Digital.

Quando você acessa nosso site você se depara com essa informação logo na página inicial, e disponibilizamos um Guia para você poder se orientar em seu aprendizado sobre o Marketing Digital.

Neste artigo vou abordar este processo de criação de um negócio digital.

Quando você vai criar uma negócio/empresa físico, geralmente você dirige à Casa do Cidadão (em Cabo Verde) e cria uma empresa, certo? Tem todo aquele processo, documentos exigidos, etc.

E para criar um Negócio Digital, o que você precisa fazer, exatamente?

Vamos lá…

Quando você decide criar uma empresa física é porque já tem ou tem, pelo menos, a ideia de um produto ou serviço para oferecer.

Criar um negócio digital implica, também, ter um produto ou serviço para oferecer. Ninguém cria um negócio sem ter um produto/serviço para vender. E na Internet não é diferente.

No entanto, esse produto não precisa ser seu. Você não precisa ser o criador de um determinado produto para vendê-lo, você pode divulgar produtos de alguém e ganhar dinheiro com isso.

É o que chamamos de Afiliados. Você se afilia a um produto e o divulga, ganhando uma comissão por vendas.

Esta é a forma mais fácil de iniciar um Negócio Digital, porque não tem nenhum custo. Você faz um cadastro em uma plataforma de produtos digitais como a Hotmart, que é gratuito, escolhe um produto e divulga. Pronto!

Toda vez que alguém compra este produto através de seu link de Afiliado você ganha uma comissão.

Desta forma você nem precisa ter um site, blog, canal no Youtube ou outra mídia social. Você pode divulgar em seu perfil no Facebook, Instagram ou Twitter.

Muitos empreendedores de sucesso na Internet têm um negócio Digital onde apenas divulgam produtos de outros criadores e ganham comissões por vendas.

Esses empreendedores, por lado, possuem uma presença online através de sites, blogs em nichos específicos, canais no Youtube, páginas no Facebook, etc.

É muito recomendado que você tenha uma presença online, uma marca de seu negócio.

Você já ouviu falar em produtos PLR? – São produtos digitais que você adquire com direitos de editar e revender. E você vai encontrar vários negócios digitais neste ramo.

Este pode ser uma forma de iniciar um negócio digital, onde você não tem um produto próprio, não criou um produto, mas compra os direitos de revender estes produtos.

Criar um Negócio Digital é a mesma coisa que vender um produto ou oferecer um serviço na Internet.

Devido ao avanço da tecnologia de nossos dias, ficou muito mais fácil criar um empreendimento digital do zero. O mínimo que você precisa para poder criar um Negócio Digital é ter um computador ou um telemóvel e acesso à Internet.

Existe uma variedade de negócios que podem ser viabilizados Online, desde cursos, lojas virtuais até blogs.

Vantages de criar um Negócio Digital:

Custo inicial mais baixo.

O custo para começar um negócio digital é muito baixo se comparado a uma empresa física. Para abrir uma loja física você precisa investir em aluguel ou compra de um espaço, arcar com as despesas, contratar funcionários, etc.

Por outro lado, para iniciar um negócio digital, os investimentos necessários são: seu tempo e uma plataforma digital. Inclusive, existem plataformas gratuitas ou de baixo custo para você testar.

Empreender sem sair de casa

Você pode gerenciar o seu negócio sem ter que sair de casa ou em qualquer lugar.

Não precisa ter uma estrutura física complexa

A estrutura física de um negócio digital é bastante simples. Basicamente, você só precisa de um computador e acesso à Internet.

Capacidade de alcançar mais clientes, 24 horas por dia.

Seu negócio digital não tem hora de funcionamento, está disponível online 24 horas por dia, alcançando clientes e gerando lucros, enquanto você dorme.

Tipos de Negócio Digital que você pode criar

Infoproduto: venda de cursos online. Você pode criar seu próprio curso ou um infoproduto, por exemplo, um e-book.

E-commerce: venda de produtos em Loja virtual. Você pode criar uma loja virtual e vender seus produtos.

Você não precisa ter muitos funcionários, nem uma estrutura física. Porém, é necessário possuir um estoque, cuidar da logística, contratar uma plataforma de e-commerce e investir em marketing para divulgação de sua loja virtual.

Marketplace: consiste em intermediar negócios, conectando Oferta e Demanda. Nela, os clientes podem encontrar vários vendedores ou prestadores de serviço em um só lugar.

Em Cabo Verde temos um exemplo disso, a plataforma Tudo Li.

Essas são algumas ideias de negócios digitais que você pode criar.

Existem vários empreendimentos digitais que você pode criar. Recomendo ler o artigo 12 Formas de Ganhar Dinheiro na Internet em 2022 e tenha mais ideias de negócios digitais que podem ser lucrativos.

Como criar um negócio digital, o passo a passo

Depois de você entender o que é um negócio digital e ter ideias de alguns negócios digitais que você pode criar, agora vou te mostrar o passo a passo para criar seu próprio negócio digital.

1. Escolher um nicho de mercado

É crucial que você tenha um nicho de mercado bem definido, ao criar seu negócio digital. Oferecer uma variedade de produtos e serviços sem uma estatégia não é o caminho ideal. Você precisa definir o mercado onde vai atuar.

Exemplo, se você vai criar um blog para ganhar dinheiro com o Google Adsense em Cabo Verde, é recomendo que o blog seja um blog de nicho e não um blog genérico, onde publica de tudo.

Não crie um blog to tipo “de tudo um pouco”. Escolha um nicho de mercado.

Para te ajudar a entender melhor o que são nichos, recomendo ler o que são blogs de nicho.

2. Pesquisar potenciais clientes

Além de definir um nicho, é preciso avaliar o mercado em questão. Analise o tamanho desse mercado e qual a sua tendência de crescimento. Para isso você pode usar ferramentas como Google Trends, SEMRush e Google Keyword Planner.

Outrossim, pense em qual problema ou desejo de seu público alvo você irá ajudar a resolver.

Aqui em Cabo Verde existem infinidades de problemas, principalmente em se falando em Informática, tecnologias Web, etc., que você poderia, com seu conhecimento, ajudar a resolver.

Como exemplo, tenho uma plataforma de divulgação de vagas de emprego, VAGAS CABO VERDE, e de vez em quando costumo disponibilizar para ajudar pessoas a criarem emails, escrever uma carta de apresentação, criar currículo, etc.

3. Desenhar um modelo de negócios

Isso pode parecer um tanto complicado, mas desenhar seu modelo de negócio, mesmo que não seja complexo, vai te ajudar lá na frente. Um modelo de negócio pode ser um e-commerce, SaaS ou um marketplace.

Nessa faze, você deve decidir aspectos como preços e público-alvo.

Em vez de criar um plano de negócio, organize suas ideias em um canvas.

4. Elaborar uma estratégia de marketing digital

Defina qual será a sua estratégia e quais serão os principais canais de divulgação de seu negócio.

Conclusão

O mercado digital é enorme e com uma variedade de negócios que podem ser explorados.

Como já disse aqui no blog várias vezes, e vou repetir:

Se você é apaixonado por alguma coisa nesta vida, você pode ter um negócio digital sobre isso e ganhar dinheiro.

Eu trabalho com blogs e um canal no Youtube.

Em meus blogs divulgo produtos digitais e trabalho com o Google Adsense.

No canal publico video-tutoriais, ajudando pessoas a resolverem problemas sobre informática, ferramentas Web e, ultimamente, tenho publicado vídeos sobre marketing digital em Cabo Verde.

Negócios digitais oferecem várias vantagens, como o baixo custo de investimento e a praticidade.

E aí, já criou seu negócio digital? Compartilhe comigo abaixo nos comentários.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

E-book Gratuito!Ganhe Dinheiro Com Um Blog!

E-book ensina tudo sobre como criar um blog para ganhar dinheiro com o Google Adsense em Cabo Verde!