E-book: 7 Dicas para iniciar um canal de sucesso no Youtube

E-books

E-book: 7 Dicas para iniciar um canal de sucesso no Youtube

Kriolu Business
Escrito por Kriolu Business em fevereiro 17, 2023
Junte-se a mais de 1.000 pessoas aprendendo sobre marketing digital

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Existem 1 bilhão de usuários que consomem horas e horas de vídeo todos os dias no Youtube. Sempre haverá alguém procurando no YouTube o que você é muito bom em fazer. Isso oferece uma oportunidade fantástica.

Com um Canal no Youtube, você pode criar uma conexão real com seu público. Isso é bem diferente de você criar um único vídeo e publicar em seu perfil no Facebook ou em um blog.

Por que você deve iniciar um Canal no Youtube

As pessoas são curiosas por natureza e gostam de ver o que outras pessoas estão fazendo com suas vidas. Esta é a razão pela qual a TV tem tanta audiência. O que as pessoas comuns estão fazendo por aí? Quais são as suas esperanças e sonhos? O que os motivam e como passam seus dias?

Não importa se alguém não te conheça. Você tem uma mensagem para compartilhar com o mundo e um Canal no Youtube é a maneira perfeita para fazer isso. Claro, você poderia criar um blog convencional e escrever artigos sobre sua vida e compartilhar suas experiências. Mas as pessoas preferem assistir vídeos.

Em uma pesquisa realizada pela HubSpot há um tempo atrás, descobriram que 72% dos participantes da pesquisa preferiram assistir ao vídeo em vez de ler um artigo no blog para aprender como fazer algo ou saber mais sobre um determinado produto ou serviço.

O YouTube é um site gigante. Existem 1 bilhão de usuários que consomem horas e horas de vídeo todos os dias. Sempre haverá alguém procurando no YouTube o que você é muito bom em fazer. Isso oferece uma oportunidade fantástica.

Com um Canal no Youtube, você pode criar uma conexão real com sua público. Isso é bem diferente de você criar um único vídeo e publicar em seu perfil no Facebook ou em um blog. E se você publicar vídeos de qualidade (e você deve), com conteúdo relevante, as pessoas vão querer assistir mais vídeos seus e engajar em seu Canal.

Existem muitas histórias de sucesso de Youtubers. São pessoas comuns que mudaram drasticamente suas vidas através de um Canal no Youtube. Elas têm todos os tipos de patrocinadores e várias fontes de receita diferentes. Alguns Youtubers tornaram-se milionários muito rapidamente – não há razão para que você não possa ser a próxima sensação do Youtube.

Neste pequeno e-book, vamos lhe dar 7 DICAS para iniciar um Canal de Sucesso no Youtube. Como você inicia seu Canal é realmente importante. Se você não começar do zero, será mais difícil. Use as dicas deste e-book e você não vai errar.

7 DICAS para Iniciar um Canal de Sucesso no Youtube

1. Defina o objetivo de seu Canal

Os Canais no Youtube de maior sucesso são sempre bem planejados. O criador do Canal pensou no que deseja alcançar com seu Canal e fez um plano de ação para isso. Você deve fazer o mesmo. O ponto de partida é definir o objetivo de seu Canal.

Isso é algo que você pode fazer facilmente em pouco tempo. Comece agora e terá o objetivo de seu Canal bem definido em algumas horas. Não gaste, também, muito tempo nisso. Algumas pessoas passam algumas semanas planejando algo e isso nunca sai do papel.

O que você vai falar em seu Canal? Você precisa falar sobre algo que você gosta, que te dá prazer. Lembre-se de que você quer ganhar dinheiro com seu Canal, então você precisa pensar em como vai fazer isso.

Então, comece escrevendo uma lista de todas os assuntos de seu interesse e que você tem conhecimento ou domina. Aqui estão algumas boas ideias para Canais:

  • Viagens
  • Ganhar dinheiro online
  • Beleza e maquiagem
  • Animal de estimação
  • Canais de fãs de esportes
  • Ensinar habilidades específicas
  • Tecnologia
  • Gravidez/Criação de filhos
  • Jogos

A principal razão pela qual todas essas idéias são boas é porque há muito espaço para a criação de vídeos relacionados a estas ideias. A outra boa razão é que esses tipos de Canais são muito fáceis de gerar receita. E essas são boas notícias, não são?

Acesse o YouTube e veja que Canais as pessoas estão criando. Isso deve lhe dar ainda mais inspiração.

Não se preocupe por haver muitos outros Canais no mesmo nicho. Concorrência é uma coisa boa. Prova que existe uma audiência por aí, na Internet. Sua personalidade é muito diferente de todos os outros Youtubers em seu nicho. Isso fará você se destacar. Seria mais preocupante se não houvesse outros Youtubers no mesmo nicho em que você está interessado.

2. Faça Sua Pesquisa

OK, você já escolheu um nicho para o seu Canal. Agora é hora de ver o tamanho do mercado e que tipo de público seu Canal irá atrair. Isto é um exercício muito importante. Verificando se existem outros Canais no seu nicho é um bom primeiro passo, mas não é o suficiente.

A primeira coisa que você precisa fazer é pesquisar algumas palavras-chave. Você precisa descobrir quais termos/palavras as pessoas estão pesquisando para encontrar vídeos em seu nicho e com que frequência eles estão procurando (volume de pesquisa). Você pode fazer isso gratuitamente, usando o planejador de palavras-chave do Google.

Para acessar o planejador de palavras-chave do Google, você precisará de uma conta do Google (como um endereço de e-mail do gmail) e você precisará abrir uma Conta no Google AdWords – não se preocupe, você não terá que pagar nada!

Quando estiver no Google Keyword Planner, digite uma palavra-chave principal relacionada ao seu nicho. Como exemplo, usaremos “maquiagem”. Existem centenas de milhares de pesquisas por mês no Google para esse termo. O Google Keyword Planner também apresentou muitos outros termos relacionados, como:

  • maquiagem para os olhos
  • maquiagem para formatura
  • kit de maquiagem
  • marcas de maquiagem
  • maquiagem barata
  • maquiagem no rosto
  • maquiagem para casameno

E havia muitas outras sugestões de palavras-chave. Todas essas são ótimas ideias para vídeos. Cada um desses termos é pesquisado milhares de vezes por mês. OK, isso é pesquisa para o Google, mas os mesmos termos serão usados em uma caixa de pesquisas para vídeos no YouTube.

Duas coisas que devem ser lembradas aqui:

  1. O volume de pesquisa
  2. As diferentes palavras-chave relacionadas

O volume de pesquisa confirma que há uma demanda por conteúdos relacionados a uma palavra-chave específica. Muitas pessoas querem saber sobre “maquiagem para os olhos”, por exemplo. As palavras-chave relacionadas mostram o alcance do nicho. Tem tantos tópicos diferentes sobre os quais você pode criar vídeos. Esse é um bom nicho para um Canal no Youtube.

E o seu público? Se você deseja ter um Canal bem-sucedido, então você precisa se concentrar no seu público-alvo. Isso começa por saber quem é o seu público-alvo. Quais são seus interesses? Qual o sexo e a idade demográfica? Que tipo de vídeos eles gostam de assistir? De onde eles vêm?

Quando você souber as respostas para todas essas perguntas, poderá ajustar seus vídeos para que eles atendam a todos os requisitos do seu público-alvo. Não adianta apenas querer adivinhar e criar qualquer tipo de vídeo. Há uma alta probabilidade de você errar se não se preocupar em conhecer seu público-alvo.

Descubra quais perguntas seu público-alvo está fazendo. Eles querem tutoriais sobre como usar maquiagem para os olhos para um melhor efeito? Eles querem saber quais são os melhores produtos de maquiagem? Eles estão procurando por maquiagem com melhor preço?

Seu Canal precisa responder às perguntas que seu público-alvo têm.

Quando você conseguir fazer isso, seu Canal será bem-sucedido.

É realmente simples – dê ao seu público o que eles querem e voltarão ao seu Canal para assistir mais vídeos.

3. Obtenha os equipamentos e os softwares certos

Ninguém espera que você crie vídeos como os que são produzidos pelo Hollywood, mas eles esperam que seus vídeos tenham qualidade. OK, você pode conseguir isso gravando vídeos usando seu próprio Smartphone.

As câmeras e microfones nos smartphones de hoje são muito bons, mas se você leva a sério seu Canal, e precisa ser, existem melhores ferramentas disponíveis no mercado.

Seus espectadores esperam que seu vídeo seja nítido e nítido. Vídeos com qualidade HD é fácil de se criar hoje com câmeras baratas. Você não precisa da mais recente câmera profissional da Sony, custando milhares de dólares. Para começar consiga uma câmera que filma em 720p HD, que custa menos de 100 dólares. Os Smartphones da Xiaomi, por exêmplo, têm câmeras muito boas.

Se você pretende filmar muitas cenas ao ar livre, uma boa solução é o GoPro Hero. Oferece boa qualidade a um bom preço. Fazendo um investimento em uma boa câmera, você estará mais comprometido com o seu Canal, o que é uma boa coisa.

O próximo detalhe é o áudio. Um vídeo com baixa qualidade de áudio nunca é bem aceite.

Eu já tive muitas reclamações, quando iniciei com criação de vídeos no Canal IC Tutoriais, porque o áudio não era bom. Algumas pessoas eram muito sinceras em dizer que o áudio era muito ruim. O meu problema é que eu não tinha um bom microfone. E elas tinham toda a razão.

ic tutoriais

Algumas pessoas criam vídeo-tutoriais em seus notebooks, usando o microfone interno do notebook. Geralmente, o áudio desses microfones são de baixa qualidade – por isso, não faça isso.

Invista em um microfone de boa qualidade para garantir que o áudio seja nítido. Os microfones De Lapela, por exemplo, são muito boas e baratas.

E o software? Bem, você precisará de um pacote de edição de vídeo, dependendo do tipo de vídeos que deseja criar. Se você for divulgar tutoriais (sempre bom), provavelmente você desejará gravar a área de trabalho do computador.

Vamos começar com a edição de vídeo.

É muito improvável que você consiga criar um vídeo perfeito na primeira vez, então você precisará cortar algumas coisas e adicionar outros aprimoramentos para tornar seus vídeos realmente profissionais.
Você pode fazer isso de graça usando o Windows Movie Maker para computadores Windows ou iMovie para computadores Mac. Esses editores de vídeo têm tudo o que você precisa para criar vídeos realmente profissionais. Existem outros programas de edição de vídeo que são pagos, mas você não precisa destes para começar.

Para gravar a área de trabalho do seu computador, o Camtasia Studio é a melhor escolha. Isto funciona em computadores Windows e Mac e custa cerca de 250 dólares.

Há uma versão gratuita para que você possa testá-lo primeiro. Se seu orçamento não permite comprar uma licença do Camtasia, então o CamStudio ou o Ezvid são alternativas gratuitas que fará a maioria das coisas básicas para usuários do Windows.

Também existem softwares gratuitos para usuários do Mac.

A qualidade do vídeo é tudo, portanto, não tenha medo de investir alguns dólares em seu Canal. Definitivamente, você terá um retorno do valor investido a longo prazo.

Não publique vídeos de baixa qualidade, porque as pessoas não irão querer subscrever em seu canal, que não é o que você quer, certo?

4. Configure seu Canal corretamente

OK, a primeira coisa a dizer aqui é que não há plataforma melhor para criar um Canal de vídeos do que o YouTube. No momento em que estou escrevendo este e-book, Youtube é o segundo site mais visitado do planeta, logo atrás do Google e logo à frente Facebook. Todos os dias, o YouTube recebe cerca de 4 bilhões de visualizações!

O primeiro passo para criar seu canal no YouTube é escolher um nome para seu Canal. Esta será a sua marca. Algumas pessoas usam seu próprio nome, e tudo bem. Mas se você não quiser fazer isso, precisará ser criativo e pensar em um nome memorável relacionado ao seu nicho. E você precisa verificar, pesquisar no Youtube, se ninguém mais tem um canal com o mesmo nome.

Tendo escolhido o nome do seu canal, você precisa criá-lo. Você precisará de uma Conta do Google para criar um canal no YouTube, se você ainda não a possui.

Faça login no YouTube com sua conta do Google e crie seu canal (existem muitos vídeos no YouTube ensinando como criar um canal).

Para ser levado a sério, você precisa de uma boa arte para o seu canal. Não te preocupes, você não precisa ser um designer gráfico para fazer isso. Não gaste muito tempo tentando fazer isso sozinho. Você pode contratar um bom Designer que crie a arte para o seu seu Canal ou você pode criar uma conta no Canva.com e criar sua própria arte.

Depois que seu Canal no YouTube já tiver mais de 30 dias e você já tem alguns vídeos publicados e mais de 100 inscritos, solicite uma URL personalizada para o seu canal. Isso é muito importante para o seu marketing.

5. Crie ótimos vídeos

Isso é essencial. Não se trata de quantidade, e sim de qualidade. Se pessoas gostarem de seu vídeo (que é o que você deseja), eles esperam que você publique novos vídeos regularmente. Discutiremos isso mais tarde.

A menos que você esteja confiante em sentar na frente de uma câmera e gravar vídeos em tempo real, é melhor criar um roteiro de vídeo e storyboard – uma sequência com algumas direções e diálogos, representando as cenas planejadas para uma produção de um filme. Isso vai exigir um pouco de esforço, mas realmente vale a pena fazer isso. Você não precisa escrever todas as palavras que você vai dizer no seu script de vídeo. Basta adicionar “marcações e pontos de entrada” – onde inicia cada tópico – para que você possa se orientar e poder discutir cada aspeto do vídeo.

Se você for criar um tutorial, planeje todos os detalhes necessários da gravação.

Você vai mostrar como fazer algo ao vivo ou precisa gravar a tela do computador para mostrar como fazer alguma coisa? Tudo bem, mas você precisa de um planejamento.

Depois de concluir seu plano e script de vídeo, crie um storyboard – o que vem primeiro, depois e todos os segmentos até o fim.

É vital que seus vídeos iniciem bem e terminem bem. Um ótimo começo fará com que os espectadores continuem assistindo. Um ótimo final vai deixá-los querendo assistir mais vídeos seus.

Quando você estiver gravando, certifique-se de estar empolgado. E se você não fica empolgado com seus vídeos, então como pode esperar que os espectadores fiquem empolgados para assistí-los? Não publique vídeos monótonos – as pessoas não querem isso. Se você precisar trabalhar suas habilidades antes de gravar um vídeo, faça-o.

Lembre-se de atrair as emoções do espectador o máximo possível. Faça-os sentir empolgados ao dizer que eles obterão resultados fantásticos. Use quantos superlativos quanto você puder, sem exagerar. Diga-lhes que elas ficarão lindas se seguirem suas dicas de maquiagem, por exemplo.

Em todos os seus vídeos, peça aos espectadores que se inscrevam em seu canal e deixem um like no vídeo. Pense em como você deseja terminar cada vídeo. O que você deseja que o espectador faça (se houver) quando terminar de assistir seu vídeo?

Deseja que eles visitem seu site e se inscrevam na sua lista de e-mail para mais “dicas”? Você quer que eles comprem alguma coisa? Use um bom plano de ação no final. Diga-lhes para fazer isso no meio do vídeo também, para o caso de eles não assistirem ao vídeo até o fim.

Não exagere. Forneça algo de valor como prioridade. Apenas mencione que você tem uma newsletter com outras ótimas dicas que eles só conseguem obter se fizerem uma assinatura de email, por exemplo.

Você não está tentando vender um carro usado!

Sempre incentive a interação em seus vídeos. Diga a seus espectadores que você gostaria de receber seus comentários sobre o vídeo, pois seu objetivo é oferecer o que eles querem. Quando alguém comenta seu vídeo, responda o mais rápido possível.

Então, com que frequência você deve criar novos vídeos para o seu Canal? Bem, isso é com você, mas recomendamos que você publique um ou dois vídeos novos por semana, ou agenda dias específicos para publicação de seus vídeos. Exemplo, todas as segundas e quintas-feiras, às 18 horas. Se você deixar muito tempo entre uma publicação e outra, as pessoas esquecerão de seu Canal e irão procurar outro canal.

6. Otimize seus vídeos para pesquisa

Muitos vídeos do YouTube otimizados corretamente aparecem na primeira página do Google para termos de pesquisa relacionados. Isso é incrível! Não há garantias aqui, mas pelo menos você deseja que seus vídeos apareçam nos resultados de pesquisa do YouTube quando as pessoas pesquisarem na plataforma (o que muitas farão).

No início deste e-book, recomendamos que você pesquise palavras-chave ao escolher o nicho de seu Canal. Também recomendamos que você faça isso para todos os seus vídeos.

Então, se você vai fazer um vídeo sobre “maquiagem para os olhos”, insira esse termo no Google Keyword Planner e veja quais termos relacionados aparecem.

Crie uma lista de 5 a 10 boas palavras-chave por vídeo.

A parte mais importante da otimização de vídeo do YouTube é o título do seu vídeo.

Crie um título atraente no qual as pessoas vão querer clicar. Inclua sua principal palavra-chave no título também. Então, para o seu vídeo de maquiagem para os olhos, você poderia usar:

Dicas impressionantes de maquiagem para os olhos ficarem mais bonitos

Faça um brainstorming de alguns títulos diferentes com a palavra-chave principal “maquiagem para os olhos” neles. Em seguida, escolha o que mais lhe agrada. Não use apenas sua palavra-chave principal no título, por exemplo “Maquiagem para os olhos”. Você deve adicionar palavras mais persuasivas para obter cliques.

Em seguida, escreva uma descrição para o seu vídeo. Se você vai adicionar um link externo por exemplo, adicione-o no início da descrição para que apareça acima da dobra da página (a parte visível da tela). Sua descrição precisa descrever sobre o que é o seu vídeo, então pense nos benefícios disso. Naturalmente, inclua também algumas das suas palavras-chave.

O último passo são as suas tags/etiquetas de vídeo.

Não se preocupe muito com isso. Adicione entre 5 e 8 tags da sua lista de palavras-chave incluindo sua palavra-chave principal. No momento da redação deste artigo, existe uma limitação de 400 caracteres nas tags. Não há a necessidade de usar todos eles.

A última coisa aqui é a miniatura (thumbnail) de seu vídeo. Isso realmente não afeta sua otimização, mas uma boa miniatura sempre terá um clique em comparação com uma mal feita. Algumas pessoas criam miniaturas específicas para cada vídeo. Tanto faz, faça com que suas miniaturas realmente sejam atrativas.

7. Divulgue seu Canal

Não confie apenas no tráfego de pesquisas do YouTube para obter visualizações em seus vídeos do Canal. Faça tudo o que puder para divulgar seu novo canal. Diga a todos que conheçam o seu canal.

Use as redes sociais para fazer publicações sobre o seu Canal. Facebook, Twitter e Instagram são todas boas plataformas para promover vídeos. Existem outras formas sociais, sites como Reddit.com e Quora.com, que você pode usar para promover seu canal, só tenha em mente que esses sites são em inglês (a maioria do público também) e seus vídeos precisam ter legendas para esse idioma. Aproveite todas essas plataformas.

Não acredite na filosofia “construa e eles virão”. Sim, você irá obter algumas visualizações de seus vídeos e alguns inscritos apenas com o tráfego de pesquisas do YouTube. Mas, isso nunca será suficiente para realmente fazer o seu Canal crescer.

A ideia é aumentar o número de inscritos em seu Canal no YouTube. Concentre-se nisso e não no dinheiro que você pode ganhar com o Canal. O dinheiro é o resultado natural de todo o esforço feito desde a acriação de seu Canal para apresentar um conteúdo relevante e de qualidade para o seu público.

Dica: nunca crie projetos digitais para monetização pensando primeiramente no dinheiro. Crie um conteúdo de valor, relevante, que ajude as pessoas e certamente vai lhe trazer lucros. Dessa forma funciona.

Quando você conseguir muitos inscritos em seu Canal, o dinheiro virá naturalmente.

Conclusão

Você precisa estar totalmente comprometido com seu Canal, se quiser que ele seja um sucesso. A consistência é muito importante. Você precisa criar vídeos de alta qualidade de forma consistente e ser consistente com a publicação de novos vídeos e a promoção do seu Canal.

Vai levar tempo para você alcançar um número elevado de inscritos, mas se você se dedicar a isso, então será possível. Números altos de inscritos no Canal abrirão portas para você com patrocínios e outras oportunidades de ganhar dinheiro através de seu Canal.

Então, siga essas 7 dicas deste e-book para iniciar um Canal de Sucesso no Youtube e você não irá cometer erros. Se você não possui equipamentos adequados para a gravação de seus vídeos, adquira. Você deve evitar o upload de vídeos de baixa qualidade.

Boa sorte com seu Canal no YouTube!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *