O impacto da pesquisa no Google CV para o Marketing Digital em Cabo Verde

Artigos

O impacto da pesquisa no Google CV para o Marketing Digital em Cabo Verde

Kriolu Business
Escrito por Kriolu Business em fevereiro 16, 2023
Junte-se a mais de 1.000 pessoas aprendendo sobre marketing digital

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Fala, blogueiros!

Neste artigo vamos analisar como os resultados da pesquisa no Google CV impacta no trabalho com marketing digital em Cabo Verde.

Ao usar o termo pesquisa no Google CV, digo no sentido de que ao acessar o site Google.com em Cabo Verde, o Google reconhece seu endereço IP e redireciona o domínio do site para o google.cv. Você pode verificar isso nas configurações de seu navegador, caso não tenha alterado a região ou esteja utilizando um VPN.

Ao fazer uma pesquisa no Google, o motor de busca exibe resultados diferentes para um usuário que está, por exemplo, no Brasil ou em Portugal do que em Cabo Verde. Sabia disso?

A página de resultado da pesquisa no Google CV é bem diferente da de outros países. E isso muda tudo quando o assunto é marketing digital em Cabo Verde.

Entenda o por quê dessa segmentação de resultados de pesquisa no google CV

Algum tempo atrás o Google fez uma mudança no seu endereço de busca por países. Agora, o motor de busca do Google faz a segmentação de resultados de pesquisa para um país específico.

O que isso quer dizer? É bem simples e o motivo faz sentido, veja:

A Pesquisa Google retorna os sites mais relevantes e úteis para um usuário. Por causa disso, os resultados da pesquisa podem ser diferentes para um usuário da Irlanda e um da França.

Google

Isso porque, às vezes, o Google pode mostrar resultados diferentes com base em fatores como horário, contexto ou resultados personalizados. Quando a Pesquisa considera o contexto do que é pesquisado, ela mostra resultados mais relevantes.

A pesquisa no Google CV

Geralmente, quando fazemos uma pesquisa no Google CV, poucas vezes o resultado da pesquisa retorna algum link de um site do país sobre o assunto, salvo casos onde o termo pesquisado é específico sobre algum assunto relacionado a Cabo Verde, como por exemplo “viajar para cabo verde” ou “música cabo-verdiana”.

No entanto, pesquisas relacionadas a ciência, tecnologia, moda, e-commerce ou mesmo marketing digital é bem raro encontrar sites e blogs especializados nestes nichos. Neste caso, o que acontece? O Google vai exibir conteúdos de sites e blogs de outros países, geralmente em nossa língua, o português.

Outro detalhe importante é que a tela dos resultados de pesquisa no Google CV não exibe os anúncios do Google Ads (antigo Google Adwords) no topo e barra lateral da página de pesquisa, conforme aparece na imagem abaixo, ao pesquisar em outros países:

Ao fazer uma pesquisa no google CV esta é a tela de resultados, ao pesquisar a palavra-chave carros:

Primeiramente, a pesquisa não retornou nenhum anúncio no topo da página. Na sidebar direita não foi exibido nenhuma informação (por isso recortamos a imagem).

E, nem nos primeiros resultados de pesquisa no Google CV foi exibido algum site ou blog sobre carros em Cabo Verde. Mas existe, certo? O que acontece é que as empresas, em sua maioria de rent-a-car, não possuem sites ou, aqueles que possuem um site, não trabalham SEO corretamente, ou ainda, não fazem anúncios no Google Ads para aparecerem nos primeiros resultados de busca quando alguém em Cabo Verde pesquisa a palavra-chave carros.

Neste exemplo, nem a segmentação de resultados do Google por países funcionou. O primeiro e segundo resultados são de sites de classificados (onde também se vende carros) em Portugal.

Que impacto tem isto para o marketing digital em Cabo Verde?

Se você pretende trabalhar com marketing digital em Cabo Verde, de entre os vários negócios digitais que você pode criar, talvez monetizar um site/blog com anúncios do Google Adsense ou trabalhar com Programas de Afiliados sejam os mais recomendados, pela possibilidade de alcançar resultados mais rápidos.

No entanto, se não há empresas em Cabo Verde investindo em anúncios na Internet você terá um grande problema em segmentar os anúncios para os visitantes de seu site.

É claro, se conseguir aprovar um site no Google Adsense, por exemplo, de qualquer forma os anúncios serão exibidos no site, no entanto, talvez nem para o usuário ou para o anunciante seja relevante – o anúncio pode não interessar o público em Cabo Verde e, mesmo que haja cliques, pode não gerar nenhum ganho para o anunciante. Talvez seja por isso que o CPC dos anúncios no Google Adsense em Cabo Verde seja tão baixo.

Quando não há anunciantes investindo no Google Ads em nosso país, como forma de impulsionar seus negócios na Internet, teremos uma grande dificuldade para trabalhar com plataformas que exibem anúncios.

E, como já mencionei, de qualquer forma algum anúncio precisa ser exibido, o que pode não trazer resultados para o anunciante do anúncio em questão e dar lances de valores muito baixos que não trará bons resultados para o site.

Em Cabo Verde, poucas empresas investem no Marketing Digital. Algumas criam apenas uma página no Facebook e ponto.

Testes relevantes

Desde 2016 usamos o Google Trends para entender os termos mais usados na pesquisa no Google CV, já utilizamos ferramentas como Semrush e Moz – softwares inteligentes de SEO para marketing digital, e é muito difícil trabalhar SEO em nossos projetos Web de nicho como forma de alcançar um determinado público, pela dificuldade de saber as palavras-chaves mais pesquisadas.

Em algumas dessas ferramentas, por exemplo, nem aparece a opção de selecionar o país [Cabo Verde] e em outros casos a pesquisa não retorna nenhum resultado.

Isso é frustrante para quem pretente trabalhar com marketing digital em Cabo Verde e segmentar públicos baseados em palavras-chaves mais relevantes em determinado nicho.

Em outras palavras, é difícil saber o que as pessoas mais pesquisam na Internet em Cabo Verde. Para algumas ferramentas de pesquisas de palavras-chave, somos quase inexistente na Internet.

Entenda o que é SEO

Blogueiros não ignoram motores de busca, aliás trabalhar SEO – Search Engine Optimization: optimização para motores de busca é uma tarefa crucial para rankear palavras-chaves do conteúdo de um site/blog nas primeiras páginas de resultados dos motores de busca e gerar tráfego orgânico.

O tráfego no blog é que vai fazer toda a diferença em seus ganhos on-line; ou seja, seu site precisa ter muitas visitas para gerar um lucro considerável com seus artigos, seja com anúncios ou outras formas de monetização.

Quanto melhor posicionado estiver seu site nos motores de busca, mais vantajoso é para seu negócio digital, seja ele em que nicho for. E isso é possível fazer trabalhando SEO corretamente em seu site.

Tudo bem, mas o que isso tem a ver neste contexto de marketing digital em Cabo Verde?

Se a pesquisa é segmentada por países, quer dizer que o resultado da pesquisa será de sites específicos do país de onde o usuário está fazendo a pesquisa. Exemplo, se fizer uma pesquisa no Google CV e não houver sites do país com conteúdo do termo pesquisado, o resultado que o Google vai exibir será de sites de outros países.

E, se não há conteúdo específico de sites do país de onde se está pesquisando, dificilmente também você encontraria algum link patrocinado de empresas do país que divulgam no Google Ads.

Isso nos leva a entender que se um cabo-verdiano quiser trabalhar com marketing digital no país terá dificuldades com a segmentação de anúncios para o público de seu site, terá dificuldades em descobrir palavras-chaves relevantes, ferramentas de marketing com dados Web sobre o país, etc.

Para ficar mais simples, seria mais relevante para quem tem um site voltado para um nicho em Cabo Verde, ter anúncios em seu site relacionado ao seu nicho e de empresas anunciantes em Cabo Verde.

Conteúdos na Web em Cabo Verde

Sem querer ser pessimista, creio que terei dificuldades em mencionar algum site ou blog de nicho em nosso país. Alguns sites que eu conheço são de turismo e muitos deles criados por estrangeiros que vivem ou visitam Cabo Verde e escrevem artigos para grandes sites de viagens.

A grande verdade é que nós não produzimos conteúdos para a Web, salvo notícias sobre o país produzidas por empresas de comunicação do país. Sites de moda, tecnologia, receitas, viagens, turismo, educação, relacionamentos, entre outros nichos, praticamente não existem.

Outra grande verdade é que até as provedoras de Internet no país dão mais ênfase às redes sociais do que a própria Web em si, como se o Facebook e Instagram fossem a Internet. As pessoas entram no Facebook e pensam que estão na Internet. E isso é muito lamentável em um país que se gaba muito de ser um hub digital na África.

Falando em conteúdos na Web, nós estamos anos-luz de países como o Brasil ou os Estados Unidos, Portugal, etc. E não é por acaso que só em 2018 o Google Adsense liberou seu Programa de Afiliados em Cabo Verde e Youtube até hoje não liberou seu Programa de Parceria do Youtube para monetização de vídeos em nosso país.

Por que motivo? É muito simples de se perceber: não produzimos conteúdos de qualidade para a Web que interessa aos gigantes de busca. Das dezenas de canais no Youtube existentes, quase todas são de “fofoca e baixaria”, para ser sincero.

Isso já é um grande empecilho a quem deseja trabalhar com marketing digital em Cabo Verde.

No entanto, tudo isso pode mudar se trabalharmos para mudar esta realidade. Aqui no blog incentivamos a criação de projetos Web para monetização, sites e blogs de nicho que produzem conteúdos para a Web e ganhar dinheiro, como a exemplo do blog de notícias e informações sobre Cabo Verde, o blog Olhar Cabo Verde.

Resumindo, a nossa realidade web ainda não permite trabalhar o marketing digital no país como gostaríamos, mas esta mudança está em nós.

O que você pensa sobre este assunto? Deixe seu comentário abaixo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *