A criação de um negócio próprio é um passo determinante para mudar o rumo de sua vida. Não receie sair de sua zona de conforto e transformar dificuldades em novas oportunidades. Em breve, perceberá que todo o esforço é compensado!
Através da criação da sua própria empresa, terá concentrado em si o poder de decisão e poderá gozar de total autonomia na gestão do negócio.
Seja dono do seu tempo e das suas prioridades, ganhe verdadeiro gosto pela sua atividade e obtenha rendimentos superiores.
Neste artigo, apontamos 7 aspectos que deve ter em consideração no momento de avançar para a criação do seu negócio. Leia esses conselhos, desafie-se e transforme a sua vida!
1. Deixe o seu espírito empreendedor falar mais alto
Muitos de nós têm um espírito empreendedor que nunca foi estimulado, quer seja por descuido ou por falta de oportunidades. Esta é a altura certa para deixar de lado o comodismo e fazer mais por si!
Analise os seus padrões comportamentais e perceba se encontra na sua personalidade características como resiliência, capacidade de liderança e visão 360°. Estes traços são comuns a alguns dos empreendedores mais bem-sucedidos do mundo.
Adicionalmente, procure compreender qual será a sua abertura para assumir riscos e a capacidade para tomar decisões. Potencie o seu sentido de oportunidade e compromisso e adote ferramentas que o ajudem a lidar com o stress. Assim, tornar-se-á certamente um empreendedor de sucesso!
2. Aposte numa ideia de negócio vencedora
Acredita que tem uma ideia de negócio vencedora para um público-alvo em particular? Desenvolva-a livremente, mas não descure o planeamento.
Realize um estudo de mercado, identificando a sua concorrência, e defina com exatidão os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças ao seu projeto.
Por fim, confira se consegue identificar uma proposta real de valor na sua ideia de negócio e o seu caráter diferenciador.
Em alternativa, pode associar-se a uma marca já estabelecida no mercado, que lhe dê apoio operacional e que lhe possibilite reduzir drasticamente o processo burocrático. Desta forma, estará também a diminuir os custos de investimento e os riscos associados à abertura do negócio.
3. Junte-se a elementos com conhecimento profundo do mercado
Ter conhecimento aprofundado da área de negócio em que deseja operar é fundamental para alcançar o sucesso. Se já trabalhou no setor no qual a sua futura empresa se insere, dê uso à experiência que acumulou ao longo do seu percurso profissional.
Explore os conhecimentos de que dispõe e aposte em formação específica para aprofundar tópicos que não domina.
Caso seja um principiante na área de atividade em causa, é imprescindível associar-se a profissionais com a experiência e know-how necessários para o conduzir ao êxito.
A possibilidade de abrir um franchising poderá beneficiá-lo a este nível, uma vez que lhe permite integrar uma empresa ou grupo já estabelecido no mercado.
4. Implemente uma metodologia de trabalho sólida e eficiente
A existência de um método de trabalho eficiente, que equilibre os recursos disponíveis com os objetivos a atingir, é um aspecto que merece a máxima atenção. Informe-se devidamente e procure bons exemplos.
Conheça estruturas de negócio de empresas de sucesso e perceba o que faz sentido implementar no seu projeto.
Em simultâneo, importa reunir um conjunto de ferramentas para ajudá-lo a penetrar no mercado com êxito. Integrar um grupo já estabelecido e merecedor da confiança do público pode traduzir-se em vantagens neste âmbito.
5. Rodeie-se de uma equipa competente
É extremamente importante que as pessoas envolvidas no negócio estejam comprometidas na prossecução da sua missão, valores e visão estratégica.
Os processos de recrutamento devem ter por base um perfil minuciosamente delineado, considerando as soft e hard skills pretendidas para os diferentes cargos.
Cada elemento da sua equipa deve espelhar na integra as características que valoriza num profissional. Já de si, enquanto líder, espera-se uma postura positiva e proativa, capaz de motivar os recursos humanos.
6. Não desvalorize o poder do networking
Um empreendedor deve ter uma visão holística da área de negócio em que opera, conhecendo com profundidade a sua concorrência e projetando tendências. Tal só é possível se não tiver receio de estabelecer contatos, tanto com nomes influentes no setor como com pessoas desconhecidas.
Certifique-se de que mantém boas relações com fornecedores e outros agentes relevantes para o seu negócio. Dessa forma, poderá manter standards elevados e oferecer sempre as melhores soluções para os seus clientes.
7. Foque-se no crescimento dos lucros, sem descurar a qualidade do serviço
O lucro é uma condição indispensável para assegurar a continuidade do negócio. Nesse sentido, concentre-se diariamente no aumento da faturação, não comprometendo a qualidade dos seus produtos ou serviços.
Lembre-se de que o crescimento do projeto deve sempre assentar num trabalho de prestígio.
Só através de um serviço de qualidade poderá conquistar a confiança plena dos seus clientes, fidelizando-os.
Bons negócios!